A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia, nesta quinta-feira (6), nas unidades de saúde, uma vasta programação para comemorar o Dia da Criança. A organização as ações estão a cargo da secretária Aurélia Fernandes e das coordenadoras de Atenção Básica, Aruska Kelly Magalhães, e de Saúde da Criança, Vilma Caetano de França.

O projeto “Educar para Bem Viver” segue realizando ações nas escolas da Rede Municipal de Arapiraca. A promoção do projeto é da Prefeitura de Arapiraca, através das secretarias Municipais de Saúde (Área Técnica da Promoção da Saúde) e Educação (Coordenação da Educação de Jovens e Adultos).

O objetivo é dar oportunidade aos alunos de ensino noturno o desenvolvimento do autocuidado através de atividades baseadas nos eixos prioritários da Política Nacional de Promoção da Saúde, Saúde do Homem, Saúde da Mulher e DST/AIDS, fortalecendo a relação entre as unidades de saúde e escolas.

Na última semana foram feitas as seguintes atividades na Escola João Batista, no bairro Planalto - concurso de cartazes, apresentações teatrais realizadas pelos alunos e Grupo IEC, verificação de Pressão Arterial, Imunização, citologia, encaminhamentos para mamografia de rastreamento e PSA, distribuição de preservativos, material educativos e orientação sobre DST/AIDS.

Vários temas foram explanados tendo como base a Política Nacional da Promoção da Saúde com ênfase na Cultura de Paz, prevenção de acidentes e violência no trânsito, atividade física, alimentação e ambiente saudável e prevenção de álcool, tabagismo e outras drogas.

“Este Projeto é uma ação intersetorial saúde/ Educação objetivando a capacitação da comunidade escolar para melhoria da qualidade de vida”, disse Fátima Ramalho, coordenadora da Promoção da Saúde.

O projeto “Educar para Bem Viver” (Promoção da Saúde no Ensino Noturno) é coordenado pela educadora física Rafaella Nóbrega e conta com a participação de Iza Castro, coordenadora do Projeto “Valorizando a Vida”, Sarah Regina, coordenadora do Projeto “Cultura de Paz”, Pollyana, entre outras coordenadoras e técnicas da saúde.

No bairro Planalto, o pastor Juracy, representante da coordenação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação, também participou das ações, além de toda equipe da Unidade de Saúde.