A colheita do abacaxi no município de Taquarana, região Agreste, deve começar nos próximos 20 dias e incrementar a renda de agricultores familiares. Cerca de 70 hectares foram plantados com abacaxi pelos agricultores do município.
De acordo com o extensionista da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Jorge Tomé, que acompanha os produtores, o plantio é facilitado pelo acesso ao crédito, por meio do Pronaf Variável. “Os agricultores procuram os bancos e nós fazemos orientação sobre obtenção do recurso e aplicação”, esclareceu.
Segundo ele, o custo médio para plantio de um hectare é de R$ 7,5 mil, o que inclui sementes, trabalho com o solo, mão de obra, insumos, limpeza do terreno e colheita. Ainda de acordo com Jorge Tomé, cada hectare rende em média R$ 14 mil, o que é suficiente para pagar o empréstimo do Pronaf, cobrir as despesas e melhorar a renda da família.
“Os agricultores de Taquarana vendem o abacaxi para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), em feiras livres e para atravessadores”, explicou o extensionista.

Interior








