As ações de educação ambiental, orientação sobre o monitoramento e fiscalização, além da catalogação de espécies feitas pelo herbário do Instituto do Meio Ambiente (IMA), fizeram parte da programação do projeto estadual Governo Perto de Você, nesta segunda-feira (26). Durante todo o dia, as equipes receberam dezenas de pessoas interessadas nas atividades desenvolvidas na Escola Municipal Maria Augusta Silva Melo e Estadual Ângelo de Abreu.
A gerência de educação ambiental, da Diretoria de Educação e Pesquisa (Didep) do IMA, atraiu crianças e adultos interessados em aprender a produzir sabão a partir de óleo de cozinha usado. Ainda distribuiu cartilhas e desenvolveu gincanas de jogos temáticos sobre os biomas Mata Atlântica, Caatinga, Marinho e regiões hidrográficas brasileiras. “Nós respiramos e vivemos o meio ambiente. O nosso futuro depende do que fizermos agora”, disse Audimara Fernandes, aluna do 1° ano do ensino médio.
As equipes da Diretoria de Unidades de Conservação (Diruc), da Diretoria de Monitoramento e Fiscalização (Dimfi) e do Herbário MAC expuseram materiais informativos. Para o diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto, essa é uma oportunidade do Instituto ir até a população. “Muita gente desconhece a existência, por exemplo, do Herbário MAC e das 27 Unidades de Conservação sob nossa responsabilidade e então nós aproveitamos esse momento para transmitir conhecimento”, afirmou Adriano.
O Herbário MAC é um centro de pesquisa com a missão de catalogar e identificar espécies da flora alagoana. “O nosso estado tem dois herbários, um é da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o MAC é do IMA. Os trabalhos desenvolvidos por centros de pesquisa são informações que precisam ser transmitidas para a população, principalmente quando ele tem destaque internacional, como é o caso do nosso Herbário MAC”, disse Raíssa Pinto, assessora técnica e bióloga do IMA.
Ela explica ainda a importância do trabalho realizado e da aproximação com a população: “nós conseguimos entrar no Index Herbariorum, que é o índice dos herbários no mundo; participamos do programa de intercâmbio de amostras e estamos cadastrados no Ministério do Meio Ambiente (MMA) como fiel depositário, o que significa que, em Alagoas, nós somos os responsáveis por abrigar espécies novas encontradas pela população”.









