A Eletrobras Distribuição Alagoas avança no Plano de Eficientização Energética para o poder público, dessa vez, beneficiando o município de Arapiraca. Na próxima terça-feira (27) serão iniciadas as instalações de equipamentos eficientes em quatro escolas e um posto de saúde. Ao todo a Eletrobras irá substituir 1.470 lâmpadas, 1.069 reatores eletrônicos e 15 aparelhos de ar condicionado nos prédios públicos da prefeitura, com o objetivo de tornar o consumo de energia mais eficiente.

A primeira escola a receber os novos equipamentos eficientes será a Escola Municipal Hugo Lima, local este de lançamento do Plano com a presença dos diretores das escolas, professores, secretários municipais e a equipe de Eficiência Energética da Eletrobras Distribuição. A solenidade está prevista para às 10h30.

De acordo com engenheiro eletricista e gestor do projeto, Edmilson Lima Santos, foi feito um estudo antes de aplicar a eficientização energética. “Toda ação nossa tem como parâmetros regulamentares, índices propostos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). É com ela que acertamos as diretrizes e com base em seus conceitos, propomos o trabalho realizado nos municípios de Alagoas”, adianta.

A necessidade foi detectada pela Assessoria de P&D e Eficiência Energética da Eletrobras ao aferir, através do Plano de Medição e Verificação da Agência, o consumo de energia do poder público municipal. “Nesta pesquisa, constatamos que a carga predominante do poder público municipal é a iluminação e a climatização dos ambientes”, explica Edmilson.

Com a instalação dos equipamentos, a Eletrobras viabilizará uma redução de 80,21 MWh/ano no consumo. “Em projeção, a economia que será gerada pela substituição destes componentes equivale ao consumo de 70 casas por mês, sendo, cada uma delas com um consumo médio mensal de 100 kWh”, prevê o gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento Econômico, Almir Pereira.

Na mesma data da entrega dos equipamentos, a Eletrobras vai promover a troca de lâmpadas para consumidores residenciais de baixa renda. Serão disponibilizadas pelo programa Agente Eletrobras cerca de cinco mil lâmpadas fluorescentes compactas. De acordo com as regras do projeto, cada unidade consumidora terá direito a substituir cinco lâmpadas incandescentes que tenha em casa. Basta, apenas, apresentar o Número de Inscrição Social (NIS) e a última conta de energia elétrica paga.

“Assim, estamos atuando de uma forma mais plural sem deixar de lado às diretrizes da Aneel. Nós estamos promovendo a eficientização energética em todas as faixas: seja para consumidores baixa renda, poder público ou, até mesmo, o educativo que será ampliado com o lançamento de um novo projeto, no mês de janeiro”, prevê Pereira.

O gerente da Assessoria informa que no início de 2012 um caminhão escola irá percorrer as instituições de ensino, em Maceió e Arapiraca, com campanhas sócio-educativas de conscientização e eficientização energética. “O objetivo é promover o diálogo dos jovens consumidores com seus pais, dentro de casa”, conclui.