Mais um envolvido no esquema de desvio de recursos públicos de Traipu está preso na carceragem da Polícia Federal de Alagoas. Trata-se do Secretário Municipal de Finanças, Roberto Olindino Matos Júnior, 39 anos, que na noite desta terça-feira chegou se apresentou acompanhado de seu advogado.
Roberto Olindino já era considerado foragido da Justiça, após ter mandado de prisão expedido, sendo um dos alvos da Operação Tabanga deflagrada para prender uma quadrilha acusada de desviar cerca de R$ 8 milhões em verbas destinadas para a Educação de Traipu. As investigações da Justiça apontaram que ele era um dos membros do esquema.
Em nota enviada à imprensa, a assessoria de comunicação da PF confirmou a prisão, mas apenas divulgou as iniciais do nome do acusado (R.O.M.J.). O mandado de prisão para Roberto Olindino é estadual, porém, na esfera federal foi decretada a suspensão do exercício do cargo. O preso permanece na custódia da PF.
As investigações que culminaram na Operação começaram em abril deste ano e provas adquiridas pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Controladoria Geral da União (CGU) mostram o rombo milionário com o desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE).
Ao todo foram expedidas 56 medidas judiciais, sendo 08 mandados de prisão preventiva, 16 mandados de busca e apreensão, 28 sequestros de bens e 04 ordens de suspensão do exercício da função pública. Dos oito mandados de prisão, dois foram cumpridos.
Ainda continuam foragidos o prefeito de Traipu, Marcos Santos, e a primeira-dama da cidade, Juliana Kummer. Outras duas pessoas foram presas, a pedido do Gecoc, que durante a operação conseguiu desbaratar uma facção criminosa oriunda do Sul do País, que atuava em Traipu e cidades vizinhas.










