Coordenadores de ensino de 18 municípios de Alagoas se encontraram em Viçosa, na quarta-feira (14), no Hotel Fazenda Marambaia, para analisar os resultados do processo de aprendizagem em 2011 e discutir os avanços que se deve ter nas escolas. O encontro foi promovido pelo instituto Ayrton Senna, em parceria com o Ministério da Educação.
Viçosa já tem dois programas do instituto Ayrton Senna, o Se Liga e o Acelera Brasil, e segundo o coordenador de ensino da Secretaria de Educação do município, professor José Claudino da Silva, em 2009, na rede municipal de ensino havia sete turmas em distorção de idade-série. Hoje são apenas três, o que para ele representa um avanço, pois a demanda diminuiu. “Isso é resultado do esforço dos gestores atuais, que se engajaram na luta para diminuir a distorção idade-série do município”.
Em entrevista para o programa A Voz do Vale, da Rádio Princesa das Matas, a secretária de Educação, Ana Paula Calazans, disse que Viçosa tem condições de atender as pessoas que vêm discutir como está a educação e mostrar os avanços. “A Secretaria já tem o programa do Instituto Ayrton Senna, mas tem também o Laboratório de Aprendizagem Central (LAC) que vai mais além”, frisou.
O prefeito Flaubert Filho agradeceu a todos que fazem a educação em Viçosa, e que estão lutando para melhorá-la cada vez mais. “Nós tratamos a educação de forma democrática, como tem que ser. Hoje, nossos estudantes são valorizados, e têm ensino de qualidade”.
Além dos coordenadores de ensino das cidades participantes, também estão no encontro professoras das escolas municipais Pimentel Amorim, Conego Jatobá e Manoel Firmino de Viçosa, que atendem aos alunos que participam do Se Liga e do Acelera Brasil.
A coordenadora dos programas do Instituto Ayrton Senna, Sandra Maria Ferreira Pgnaton, falou que após se fazer o diagnóstico do ensino em cada município, será enviado um relatório para o MEC, para que sejam enviados os recursos e intervenções devidas. Ela comentou também que Viçosa foi escolhida por ser polo de outras cidades nesse aspecto e participar do programa desde 2009, início da gestão do prefeito Flaubert Filho.









