A cada ano alcançando mais notoriedade, a Cavalgada de Serrinha, festa que já está sendo considerada tradicional, acontece na data da Independência do Brasil, o Dia 7 de setembro. Com um percurso que vai desde as principais ruas da cidade até povoados pertencentes ao município, culminando no local que dá nome ao evento, os participantes fazem o trajeto em clima de festa e confraternização.
O deputado Luiz Dantas (PMDB), natural de Batalha, acredita que essa festa propicia o reforço às manifestações culturais populares da sua região. E acompanha de perto todo o trajeto, em seu carro, mas seguindo a cadência dos animais e seus cavaleiros. Durante a cavalgada, aproveita para conversar com os eleitores que se aproximam, e com os amigos. Para Dantas, a festa é uma ocasião que supera os momentos de alegria e diversão propostos, porque oportuniza, a transmissão de sentimentos comuns, daquilo que ele nomeia como ‘sertanidade’.
E explica: “Todos que participam da Cavalgada, de uma forma ou de outra, estão unidos por motivos bem próximos, que são parte da identificação que atrai o homem e a mulher do sertão, para um evento dessa natureza. Aqui se vê e assiste o repente, por exemplo, esse improviso que os poetas-cantadores da região, sabem fazer tão bem. Eles são inteligentes, elaboram a poesia usando fatos, cenas, que acontecem no momento. Dão boas vindas às pessoas conhecidas e o tom de brincadeira e despojamento faz parte da alma simples do sertanejo. Isso fortalece a sua identidade”
O deputado vê com bons olhos o surgimento desses eventos que atualizam, segundo ele, a essência do regionalismo. Algo que mantém as pessoas unidas em torno de valores comuns, ligados à terra.

Interior








