A parceria entre o instituto de pesquisa Ibrape e o Portal Cadaminuto traz nesta segunda-feira, 05 de setembro, a publicação de sua terceira pesquisa, sendo a segunda de uma série em se tratando das eleições de 2012.

O município onde foi realizado o segundo levantamento oficial publicado sobre as eleições de 2012 foi Palmeira dos Índios, localizada no Agreste do Estado a 135 km da capital Maceió, com 70.434 habitantes, e que vem a ser a terceira maior cidade de Alagoas.

O Ibrape/Cadaminuto ouviu 1.000 pessoas na Zona Urbana e Rural em um levantamento que conta com margem de erro de 3% para mais ou menos. Três cenários foram apresentados aos eleitores: No primeiro seis candidatos foram apresentados, no segundo apenas os nomes do atual prefeito James Ribeiro, do ex-prefeito de Igaci, Petrúcio Barbosa e do médico Welignton Bento foram apresentados e no terceiro há um embate direto entre James e Petrúcio, e o resultado é o seguinte:

Em uma situação com seis diferentes candidatos a população de Palmeira dos Índios perguntada em quem votaria hoje para prefeito respondeu que 34% escolheria Petrúcio Barbosa, 24% o atual prefeito James Ribeiro, 9% Welington Bento, 8% o Dr. Márcio, 6% Patrícia Sampaio e 1% o deputado estadual Ronaldo Medeiros. Indecisos e brancos com 18%.

Em um quadro com três diferentes opções, a população de Palmeira dos Índios perguntada em quem votaria hoje para prefeito respondeu que 40% escolheria Petrúcio Barbosa, 27% o atual prefeito James Ribeiro e 13% ficaria com o doutor Welington Bento. Indecisos e brancos ficam com 20%.

Já em um embate direto entre James Ribeiro e Petrúcio Barbosa, a diferença seria de 15%, com Petrúcio ficando com 46%, James com 31% e Indecisos e Brancos chegando a 23%.

Rejeição grande do atual prefeito

Outro questionamento feito pelo Ibrape/Cadaminuto foi sobre o índice de rejeição de cada candidato. Perguntados se a eleição fosse hoje, em qual candidato o eleitor não votaria em hipótese alguma, o palmeirense respondeu da seguinte forma: O atual prefeito James Ribeiro conta com 40% de rejeição, Petrúcio Barbosa vem em seguida com 15%, Patrícia Sampaio tem 13%, Ronaldo Medeiros 12%, Dr. Welington Bento com 10% e Dr. Marcio com 9%, não sabe ou não opinaram 32% da população.

Vereadores

O Ibrape/Cadaminuto também fez o primeiro levantamento para a intenção de votos para vereador no município, no total 50 nomes citados em um levantamento que conta ainda com 59,9 % de indecisos.

Os vinte mais lembrados pela ordem são; Targino com 16,4%, Gileninho Sampaio com 2,2%, Maxwel Feitosa com 1,9%, França Junior e Salomão Torres com 1,7%, Marta Gaia com 1,5%, Maria do Leite com 1,4%, Junior Miranda com 1,3% e na sequencia, Geraldo Alencar, Daciel, Roberto Candido, Sheila Duarte, Júlio Cesar, Jaime Farias, Arnaldo do Detran, Antonio Fonseca, Chiquinho da Casal , Neide, Abrão e Elane Malbino.

Avaliação de prefeito, governador e presidente

Outro levantamento feito Ibrape/Cadaminuto em Palmeira dos Índios foi o de avaliação do governo nas três esferas, federal, estadual e municipal, eis os números:

Em relação ao governo Dilma Roussef, 14% da população de Palmeira acredita que ela tá fazendo um ótimo governo, 50% acha que ela faz um bom governo, 24% classifica a administração como regular, 3% ruim, 5% péssimo e 4% não sabe ou não quis opinar.

Já em relação ao governador Teotônio Vilela, 6% da população da cidade natal do gestor estadual classifica o governo como ótimo, 44% como bom, 23% como regular, 5% como ruim, 13% como péssimo e 9% não sabe ou não quis opinar.

Em relação a atual gestão do prefeito James Ribeiro, 6% da população classifica sua gestão como ótima, 31% como bom, 28% como regular, 10% como ruim, 24% como péssima e 1% não sabe ou não quis opinar.

Problemas na cidade

Além dos números de intenções de votos o Ibrape/Cadaminuto foi aos bairros de Viçosa e perguntou quais são os principais problemas apontados pela população do município, e o resultado é o seguinte:

32,1% aponta a falta de calçamento/pavimentação como maior problema de seu bairro/povoado, 14,1% fala em iluminação pública, 12,4% aponta o lixo, 11,4% as estradas, 10,9% o saneamento, 10,9% a segurança e 6,1% o desemprego.

Quem é o eleitor?

Outro dado importante na análise entre os candidatos a prefeito se dá quanto a escolaridade do eleitorado, entre a população considerada analfabeta, o ex-prefeito de Igaci faz 38% contra 32% de James Ribeiro e 10% de Welington Bento, quando o levantamento é feito entre os eleitores com 1° grau a diferença aumenta para 44% de Petrúcio a 25% de James e 13% de Welington, já em relação ao nível superior quem cresce é o Dr. Bento que chega a 15%, James fica com 27% e Petrúcio com 24%.

@bergmorais