As Avós da Praça de Maio confirmaram neste sábado (06/08) a restituição da identidade de uma jovem roubada de seus pais durante a última ditadura militar argentina (1976-1983). Com isso, já são 105 os netos "recuperados" pelo organismo humanitário.
Segundo um comunicado da entidade, a jovem estabeleceu sua verdadeira identidade através de uma mostra realizada no Banco Nacional de Dados Genéticos. As Avós da Praça de Maio, no entanto, não deram mais detalhes sobre o caso.
"Recuperamos a identidade de mais uma neta, graças à luta das Avós da Praça de Maio. Já somos 105 netos!", manifestou em sua conta do Twitter o legislador Juan Cabandié, filho de desaparecidos.
As Avós deverão divulgar mais detalhes do caso na próxima semana. Pela iniciativa da entidade, cerca de 3,3 mil jovens argentinos participaram da Conadi (Comissão Nacional pelo Direito à Identidade) para investigar sua procedência.
Calcula-se que 500 bebês foram roubados de seus pais durante a ditadura militar. Segundo o Governo argentino e organizações humanitárias, cerca de 30 mil pessoas desapareceram durante o regime.