Uma embarcação com mais de 300 imigrantes, que estava à deriva desde quarta-feira, foi rebocada nesta quinta-feira por agentes da Guarda Costeira até a ilha italiana de Lampedusa, disseram à Agência Efe fontes desse órgão.
Os imigrantes ilegais estavam desidratados e três deles, incluindo uma mulher grávida, tiveram de ser levados de helicóptero a partir do barco, de 20 metros de comprimento, até terra firme.
Pelos testemunhos à imprensa italiana dos primeiros "imigrantes ilegais" que chegaram à ilha, dezenas foram lançados ao mar depois de morrerem de sede e fome.
Segundo os sobreviventes, a embarcação que saiu sexta-feira da Líbia teve um defeito no motor e após as primeiras mortes, os corpos foram lançados ao mar.
A embarcação foi avistada pela Guarda Costeira italiana a 90 milhas de Lampedusa e socorrida inicialmente por um helicóptero que levou produtos de primeira necessidade.
Com a aproximação da aeronave, alguns imigrantes tentaram subir, contou à Agência Efe o comandante da Capitania do Porto de Lampedusa, Antonio Morana.
Quando os agentes da Guarda Costeira chegaram até a embarcação a rebocarem um homem morto estava entre os passageiros, confirmou Morana.
O comandante afirmou, no entanto, que não viram corpos na região onde o barco foi rebocado e afirmou que "não é possível confirmar" o testemunho dos imigrantes.