A sessão da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), desta quarta-feira (03), foi marcada pelo debate sobre o desenvolvimento econômico do estado entres os deputados Ricardo Nezinho (PT do B)e Inácio Loiola (PSDB). A mega operação no conjunto Carminha, que foi realizada na última semana, também entrou na pauta dos parlamentares.

De posse de um fragmento do discurso do governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), narrado durante a visita da presidente Dilma Rouseff a Alagoas, Nezinho exaltou os dados do Estado vizinho obtidos na educação, economia,segurança pública, políticas sociais e o modelo econômico.

“O estado de Sergipe mostra uma evolução louvável na construção de dias melhores. Em seu discurso, Déda narrou ‘muito bem’ os feitos do Executivo e, consequentemente, a satisfação da população daquela região com políticas públicas ofertadas. Já Alagoas, um estado adjacente, apresenta índices preocupantes na educação, saúde e segurança pública”, frisou o parlamentar, fazendo questão de proferir, ainda na tribuna, que o discurso foi embasado em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O deputado Inácio Loiola (PSDB), que é conhecido pela forte alocução bairrista, questionou o parlamentar, ressaltando, também, que o estado de Alagoas apresenta alguns problemas, no entanto, Sergipe não é a “Califórnia Brasileira’’ desenha pelo seu governador. “Não podemos esquecer que Alagoas apresenta uma das melhores praias, povo e temos razão para acreditarmos em dias melhores. Também é fato que temos problemas, mas não acredito nessa “Califórnia Brasileira’’ que ele quer passar”, pontuou Loiola, que logo em seguida foi informado por Nezinho que os números mostram o contrário e que os dados são de uma instituição mundial que é ‘muito séria’.

Logo depois do debate entre os parlamentes, Antonio Albuquerque (PT do B), que presidiu a sessão de hoje, revelou que acredita no debate de ideias para a construção de uma sociedade alagoana melhor. “Acho que ao desarmar os palanques, o parlamentar pode trabalhar melhor na elaboração de um estado melhor para todos. O assunto é muito importante e devemos discuti-lo, sim”, acrescentou.

Carminha

O deputado Judson Cabral (PT) disse, em discurso na Tribuna da Casa, que a morte da dona de casa Maria de Lourdes Farias Melo, 26 anos, que foi esquartejada, lembra que vivemos uma situação que faz recordar da época do Cangaço no Brasil. “A morte desta ‘vítima’ traz o sentimento do passado e, de fato, recorda o ‘Cangaço’, era em que várias pessoas foram esquartejadas e mortas de forma brutal”, acentuou.

Outros deputados também questionaram o atual modelo da segurança pública e sugeriram que o Estado ocupe o Carminha de forma efetiva e que responda aos anseios da sociedade. Jeferson Morais (DEM), em aparte, propôs que a Comissão de Direitos Humanos da Casa de Tavares Bastos visite a comunidade e ouça a população da região.

Progresso

Em um rápido discurso, Marquinhos Madeira (PT) cobrou uma reposta do Executivo sobre a construção do Aeroporto em Maragogi, que se arrasta há anos. “Se tem o dinheiro, projeto e outros para construção deste investimento que irá trazer turistas, então, desejamos um posicionamento do Estado para esse questionamento”, revelou Madeira, que fez questão de relatar que faz oposição ao governo Teotonio Vilela Filho (PSDB) de forma consciente.

Ainda segundo ele, um trecho entre Jacuípe e Porto Calvo, no interior de Alagoas, apresenta vários problemas estruturais e pessoas que vivem lá estão "ilhadas".

O Trabalho do Legislativo foi retomado na última terça-feira (02), no entanto, por falta de energia, não pode ser realizada a sessão ordinária.