Santa Luzia do Norte será cidade piloto de campanha do MS

03/08/2011 15:01 - Edmilson Teixeira
Por Redação



Todos os alunos das escolas da rede municipal de ensino de Santa Luzia do Norte estarão envolvidos na próxima segunda-feira, de uma grande campanha de saúde, cujo município servirá como piloto no País, para um inquérito estatístico nacional sobre doenças de esquistossomose. A ação, segundo a prefeita Fátima Barros, faz parte de uma programação do Ministério da Saúde e que conta com o amplo apoio da prefeitura. A esquistossomose é uma doença crônica causada por platelmintos parasitas e multicelulares do gênero Schistosoma. É a mais grave forma de parasitose por organismo multicelular, matando centenas de milhares de pessoas por ano em todo o mundo.
Na fase aguda (a mais comum), a doença se manifesta por meio de vermelhidão e coceira cutâneas, febre, fraqueza, náusea e vômito. O indivíduo pode, também, ter diarreias, alternadas ou não por constipações intestinais. Na fase crônica, fígado e baço podem aumentar de tamanho. Hemorragias, com liberação de sangue em vômitos e fezes, e aumento do abdome (barriga-d’água) são outras manifestações possíveis.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..