Uma das secretarias mais importantes de qualquer município é a da Assistência Social, onde as pessoas mais carentes podem ser atendidas com o objetivo melhorar a qualidade de vida dos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Em Palmeira dos Índios, a secretária da pasta, Édila Canuto, vem se mostrando uma forte aliada da população mais necessitada. Durante apenas um ano e quatro meses na coordenação dos trabalhos, a secretária foi destacada pela população como uma das mais atuantes dos últimos vinte anos. A maior prova disso foi o sucesso na realização da Conferência Municipal de Assistência Social.

Para Édila Canuto o motivo das intensas ações desenvolvidas na pasta é o apoio do gestor municipal. “O prefeito James Ribeiro vem se mostrando um guerreiro em prol das comunidades que necessitam das ações da nossa secretaria. Se nosso trabalho está dando certo, é o reflexo de uma boa administração”, revelou a secretária.

Ao assumir a secretaria, Édila Canuto reconheceu a necessidade da implantação de um novo plano de Assistência Social tendo como prioridade a família, e não somente a criança, o adolescente, o idoso e as mulheres de forma separada, afinal o objetivo é uma melhoria para toda a população. Com seu modelo de gestão, conseguiu implantar e melhorar projetos de inclusão social para garantir a cidadania. “Temos o CRAS– centros de referência da Assistência Social atendendo as famílias, seus membros ou indivíduos em situação de vulnerabilidade social e que presta serviços continuados de proteção básica”, constatou.

“O CRAS e CREAS estão sendo reformados, tem a melhoria do atendimento dos usuários do Bolsa Família, alunos do ProJovem que se destacam cada vez mais, enfim, são uma série de programas e projetos que são muito bem administrados pela Édila com o apoio do prefeito James Ribeiro”, comentou a advogada Ana Adelaide de França.

Édila Canuto revelou que todo o dia ouve as pessoas que vão utilizar dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Assistência Social para saber quais as reais necessidades da população. “Todos os dias atendo mais de 15 pessoas, converso com elas para saber no que podemos melhorar em relação à Assistência Social”.

@bergmorais
blogdoberg@gmail.com