Há tempos que um dos maiores partidos do Brasil não tem representantes com mandato eletivo na terceira maior cidade do Estado. O PMDB já não se mostra um “grande” em Palmeira dos Índios desde os tempos em que a família Simplício influenciava significativamente na política local. Com líderes de repercussão nacional, a exemplo do Senador Renan Calheiros, a direção do partido em Alagoas decidiu investir numa campanha de filiação de lideranças no interior. Tendo à frente o jovem Deputado Renan Filho, vice-líder do PMDB na Câmara Federal, o partido começa a angariar notáveis cidadãos palmeirenses com potencial eleitoral.
O curioso disso tudo é o fato de que o movimento esteja recebendo o apoio e, em muitos casos, o incentivo direto de importantes filiados de outras agremiações. O vereador França Júnior, por exemplo, que é filiado ao PSDB do Prefeito James Ribeiro, tem se destacado nesse sentido. Segundo o parlamentar “o PMDB retomará seu lugar de destaque em Palmeira nas próximas eleições e faremos o possível para ajudar”.
O que se tem como certa, é a indicação do nome do ex-vereador Antônio Fonseca para presidir o PMDB palmeirense. Tudo com o aval do chefe do executivo local, aliado político dos Calheiros. O que se comenta é que haverá até 20 de setembro do corrente ano uma grande reunião onde serão abonadas as fichas de filiação dos novos integrantes do partido, tudo com a presença das principais lideranças da legenda no Estado. Se em nível estadual tucanos e pmdbista não se entendem, em Palmeira dos Índios essa relação parece render dividendos eleitorais a ambos.
Resta saber como vê essa umbilical aproximação o Governador Teotônio Vilela Filho, um “roxo” tucano.
@bergmorais
blogdoberg@gmail.com