Selecionar e acompanhar o rebanho de ovinos e caprinos de 200 famílias da agricultura familiar da região do Alto Sertão. Este é um dos objetivos do Programa de Rastreabilidade que será lançado pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento de Alagoas, em Delmiro Gouveia, na próxima quinta-feira (7), às 9h30. O lançamento será feito no auditório do prédio da Governadoria do Estado e vai marcar a implantação do programa na região.

O Programa de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Ovinocaprinocultura conta com investimentos de R$ 386,5 mil e faz parte dos projetos executados pela Afal, tendo como parceiros o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) e a Cooperativa de Agricultura Familiar de Delmiro Gouveia (Coofadel). O objetivo é fortalecer a cadeia de ovinos e caprinos da região com o acompanhamento intensivo de animais que serão selecionados para serem rastreados desde o nascimento até o abate.

De acordo com a analista de projetos da Afal, Katherine Teixeira, a Agência de Fomento, junto com os parceiros, já desenvolvem atividades na cadeia produtiva. O lançamento do programa será o momento em que vão ser selecionadas as famílias de produtores cujos animais vão participar do programa de rastreabilidade.

Programa - o Programa de Rastreabilidade da Cadeia de Ovinos Caprinos faz parte da carteira de fomento que a instituição financeira alagoana possui em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/Fumin- Fundo Multilateral de Desenvolvimento). A meta é criar uma oferta de produtos certificados e rastreados com inspeção sanitária federal a fim de ampliar o acesso dos produtos aos diversos segmentos do mercado consumidor de Alagoas e também para a exportação, contribuindo para o desenvolvimento do setor produtivo de ovinos e caprinos.

O programa prevê a contratação de técnicos que vão trabalhar no acompanhamento dos animais, em capacitações e Dias de Campo. Por meio de um software e pela identificação dos brincos com código de barras que serão colocados nos animais, os produtores, junto com os técnicos, irão acompanhar a vida do animal verificando itens como peso, vacinas, procedênci e corte dos animais para comercialização.

 

Coofadel - A Cooperativa de Agricultores Familiares de Delmiro Gouveia (Coofadel) faz parte do Arranjo Produtivo Local (APL) Ovinocaprinocultura no Sertão de Alagoas, gerido pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e Sebrae/AL.

A Coofadel também está inserida no Programa Alagoas Mais Ovinos, no qual a família produtora ganha uma ovelha fêmea para a criação e, após determinando tempo, devolve ao governo uma fêmea e um filhote. O objetivo é a multiplicação do rebanho de qualidade na região.