A segunda-feira (04) começou com um novo congestionamento na Avenida Fernandes Lima, no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió. Desta vez, o motivo é mais um protesto de eleitores que, insatisfeitos com a falta de estrutura da Justiça Eleitoral, tentam realizar o cadastramento biométrico no Fórum Desembargador de Moura Costa.

Um grupo decidiu bloquear o trânsito no local ao constatarem a possibilidade de não serem atendidos. A fila quilométrica se formou desde as primeiras horas de hoje e a irritação ocorre pela possibilidade de não conseguirem realizar o cadastramento. Mais de mil pessoas estão na fila, enquanto o fórum só deverá disponibilizar o número de 400 fichas por dia.

Os eleitores bloquearam a avenida, no sentido Tabuleiro – Farol, como ocorreu na última sexta-feira (1º). O receio é de não conseguirem fazer o cadastramento, já que o prazo final para os nascidos nos meses de Janeiro e Fevereiro se encerra no próximo dia 12 de julho.
A Justiça Eleitoral elaborou um cronograma para evitar tumultos e confusões. Mas a insatisfação da população é em relação à centralização do atendimento, já que apenas no Fórum estão sendo realizados os cadastramentos.

Uma comissão foi recebida pelo Administrador Central do Fórum, Karbajal Guedes. O grupo pediu, além da descentralização do recadastramento, uma declaração para os trabalhadores para que o dia perdido não seja descontado em folha, e filas separadas para idoso, gestante e deficiente.

Com o acordo, mais 250 fichas foram distribuídas, sendo 100 atendimentos para próxima quarta-feira, 100 na sexta-feira e as outras 50 amanhã. Os eleitores estão preocupados com o termínio do prazo.  "Tem várias pessoas que já vieram mais de três vezes aqui no Fórum e não conseguiram atendimento. Muitos estão perdendo o dia de trabalho e até agora nada. Já fechamos a pista hoje quatro vezes e a nossa intenção é radicalizar, caso as nossas reivindicações não sejam atendidas", colocou um eleitor que preferiu não se identificar.

Cronograma

Vale lembrar que o recadastramento biométrico é necessário para garantir a participação no pleito 2012. Quem não fizer terá o título eleitoral cancelado. O recadastramento acontece das 8h às 14h. Segue abaixo um cronograma e documentação necessária para realizar o recadastramento biométrico.

Do dia 13 de junho a 12 de julho JANEIRO e FEVEREIRO
Do dia 13 de julho a 12 de agosto MARÇO e ABRIL
Do dia 15 de agosto a 12 de setembro MAIO e JUNHO
Do dia 13 de setembro a 12 de outubro JULHO e AGOSTO
Do dia 13 de outubro a 11 de novembro SETEMBRO e OUTUBRO
Do dia 14 de novembro a 16 de dezembro NOVEMBRO e DEZEMBRO

Documentação: Documento Oficial com foto (RG , Carteira Profissional ); Título Eleitoral; Comprovante de residência (Água, luz ou telefone, emitidos no período entre 12 (doze) e 03 ( três meses anteriores ao início do Processo Revisional); Certificado de quitação do Serviço Militar (só para alistamento).