155 anos. Essa é a idade de criação da Instituição Militar que tem como instrumento de trabalho pessoas abnegadas a salvar a vida de outras. Durante esse domingo, 03, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) ofereceu um dia preparado unicamente para a sociedade alagoana, com atividades e exposições diversas que levaram aqueles que transitavam pela área de lazer da orla da Ponta Verde a pararem para prestigiar essa data tão importante para todos que fazem a corporação.

Segundo o Comandante Geral da Corporação, Coronel Neitônio Freitas dos Santos, que na última sexta-feira, 01, esteve em Brasília representando todos os Corpos de Bombeiros do Brasil para uma seção solene em homenagem ao dia 02 de julho, dia nacional do Bombeiro, há muito que se comemorar. “Há 155 anos não nascia apenas uma corporação militar, nem tampouco uma profissão, nascia uma ideologia, nascia um sacerdócio que é ser Bombeiro Militar. Ser Bombeiro traduz-se no cumprimento do seguinte maior mandamento da Bíblia: amar ao próximo como a ti mesmo. Colocamos em risco a nossa vida em prol da vida do próximo. Por isso nos orgulhamos da profissão que escolhemos, comemorando a cada vida salva, uma vitória”, falou o Comandante, agradecido por fazer parte desta história.

Crianças e adultos tiveram a oportunidade de conhecer e entender um pouco mais sobre os serviços operacionais oferecidos pela Corporação. Para isso, os Grupamentos da Capital disponibilizaram uma exposição de equipamentos e viaturas operacionais adquiridos com recursos da Taxa de Bombeiros.

O 1º Grupamento de Bombeiro Militar (1º GBM) deu explicações aos interessados sobre os cuidados com GLP, manuseio e utilização de extintores de incêndio de acordo com a sua classe de extinção, além de outros serviços executados na área de combate a incêndio. O Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) expôs materiais de mergulho e equipamentos usados para resgate a vítimas de afogamento, sem contar com explicações sobre os cuidados ao entrar no mar, alertando sempre a população a observar as placas de advertências para locais perigosos. O Grupamento de Socorros de Emergência (GSE) expôs uma Unidade de Resgate e os materiais utilizados para o atendimento a vítimas que necessitam de primeiros socorros.

Uma das atividades mais procuradas pelas crianças foi desenvolvida pelo Subgrupamento Independente Ambiental (SGIA), especializada na área de salvamento em altura e terrestre, com o apoio da Empresa Mochileiros de Turismo de Aventura. Para fazer rapel, falsa baiana e parede de escalada as crianças formaram filas e esperaram ansiosas pela sua vez para se sentir um bombeiro mirim por um dia. Além desses serviços, os militares do SGIA também mostraram equipamentos da área de salvamento veicular, além de técnicas de manuseio a motoserra e desencarcerador.

Para Vanessa Rocha, psicóloga, a iniciativa do evento foi muito interessante: “é bom porque aproxima as crianças do mundo dos bombeiros, tendo acesso a atividades de forma segura e equipamentos. Meu filho Leonardo está amando tudo isso. Achei muito legal”.

Além de todas essas atividades, a Diretoria de Saúde da Corporação também disponibilizou serviços de aferição de pressão e o escovódromo para ensinar as crianças a escovar os dentes corretamente, distribuindo escova e pasta de dente entre as voluntárias a participar. Yasmin Rodrigues de 09 anos disse que dessa vez aprendeu a escovar e de agora em diante vai fazer tudo que a tia Elaine (Ten BM Elaine Cristine) ensinou: “temos que lembrar de escovar os dentes da frente fazendo movimentos circulares e escovar bem os dentes de trás”, explicou.

A Empresa RR Extintores expôs equipamentos de segurança contra incêndio e pânico, alertando aos empresários que passaram pelo local a cumprirem as normas estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros, evitando assim futuros acidentes e trabalhando com a prevenção. Ainda, a Banda de Música da Corporação também fez uma apresentação no local levando muitas pessoas a prestigiarem músicas militares e brasileiras.