Insatisfação e revolta. É assim que pode ser definido o sentimento de vários eleitores que na manhã desta sexta-feira, 1º de Julho, estiveram na sede do Fórum Desembargador de Moura Costa, da Justiça Eleitoral, no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió, para tentar realizar o recadastramento biométrico.

Desde o dia 13 de junho, eleitores nascidos nos meses de Janeiro e Fevereiro foram convocados para o recadastramento, que deverá ocorrer até o final do ano, seguindo um cronograma definido pela Justiça Eleitoral para evitar tumultos e confusões.

Porém, a reclamação em frente ao Fórum girava em torno da desorganização e falta de fichas necessárias para atender todas as pessoas que desde as primeiras horas de hoje esperavam numa longa fila, que já ultrapassava a frente da sede da Eletrobrás Alagoas.

As filas podiam ser comprovadas durante toda a semana, mas hoje, uma grande confusão acabou provocando um protesto que bloqueou o trânsito da Avenida Fernandes Lima, no sentido Tabuleiro/ Centro. Indignados com a falta de informações e com o atendimento, considerado por eles, precário, os eleitores alegavam que nem todos tiveram direito às fichas distribuídas no fórum.

Por dia, o órgão entrega 300 fichas para que o atendimento e o recadastramento dos eleitores sejam realizados. Porém, o número não foi suficiente. Eles dizem ainda que uma mulher, que estava na fila, passou mal e ao tentarem colocá-la dentro do prédio foram impedidos por um segurança, que disse não ter autorização para permitir a entrada.

O bloqueio acabou deixando o trânsito na região ainda mais caótico, com um congestionamento quilométrico. Motoristas ficaram revoltados com o protesto e ameaçavam jogar os veículos nos manifestantes.

A Polícia Militar foi acionada para conter os ânimos e encerrar o protesto. O Juiz Paulo Zacarias negociou com uma comissão de eleitores a liberação da via. Mais cem fichas foram entregues e os que não puderam ser atendidos hoje, receberam cartões para garantir o recadastramento na próxima segunda-feira.

Vale lembrar que o recadastramento biométrico é necessário para garantir a participação no pleito 2012. Quem não fizer terá o título eleitoral cancelado. O recadastramento acontece das 8h às 14h. Segue abaixo um cronograma e documentação necessária para realizar o recadastramento biométrico.

Cronograma:
Do dia 13 de junho a 12 de julho JANEIRO e FEVEREIRO
Do dia 13 de julho a 12 de agosto MARÇO e ABRIL
Do dia 15 de agosto a 12 de setembro MAIO e JUNHO
Do dia 13 de setembro a 12 de outubro JULHO e AGOSTO
Do dia 13 de outubro a 11 de novembro SETEMBRO e OUTUBRO
Do dia 14 de novembro a 16 de dezembro NOVEMBRO e DEZEMBRO

Documentação: Documento Oficial com foto (RG , Carteira Profissional ); Título Eleitoral; Comprovante de residência (Água, luz ou telefone, emitidos no período entre 12 (doze) e 03 ( três meses anteriores ao início do Processo Revisional); Certificado de quitação do Serviço Militar (só para alistamento).