A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do programa Bolsa Família e do Cadastro Único (Cadúnico), realiza o processo de migração do novo sistema de formulário do Cadúnico e a alteração do novo sistema de digitação. Para que essas mudanças internas aconteçam, a sede do Bolsa Família, localizado no Centro, e os oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que se localizam em diversos bairros da capital, precisam ter seus serviços paralisados.
A partir desta quinta-feira (23), os serviços de atualização e novos cadastros, transferência de município, desbloqueio e outros serviços administrativos referentes ao programa Bolsa Família e ao Cadúnico serão suspensos, retornando à normalidade somente no dia 11 de julho.
Para o coordenador do Cadúnico, Ruben Marinho, é importante salientar que nenhum beneficiário do Bolsa Família e do Cadúnico será prejudicado, visto que essas mudanças serão internas. Uma equipe técnica com 60 pessoas – entre operadores e entrevistadores – passará por um treinamento para operacionalizar os novos sistemas, que serão alterados para uma versão mais moderna, a versão 7.0. Anteriormente, os dados eram digitados na base local e posteriormente enviados ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Com a nova versão o cadastro será enviado diretamente para a base nacional.
Com a nova versão, os formulários terão mais informações dos usuários (domicílios). “Os novos formulários já vêm preparados para abranger o cadastro dos moradores de rua, ou seja, eles já podem ser cadastrados no Cadúnico e no Bolsa Família. Essas mudanças só vão proporcionar agilidade nos serviços e respostas mais rápidas pelo MDS”, esclareceu Ruben Marinho