Para discutir o modelo de acolhimento de dependentes químicos desenvolvido em Alagoas e contribuir na criação de uma política pública a ser implantada nacionalmente, o secretário de Estado da Promoção da Paz, Jardel Aderico, estará em Brasília nesta segunda-feira (20), para se reunir com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A reunião está marcada para as 18h30, na sede do Ministério, e contará com a presença dos deputados Federais Reginaldo Lopes (PT/MG) e Givaldo Carimbão (PSB/AL) presidente e relator, respectivamente, da Comissão Especial de Políticas Públicas Contra as Drogas da Câmara dos Deputados.
Esse encontro foi articulado pela Comissão após uma visita feita a Alagoas no dia 9 de junho. Na oportunidade, uma comitiva formada por cerca de 30 parlamentares e técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conheceram as instalações e a filosofia de trabalho das comunidades de recuperação no Estado, que fazem parte do projeto Acolhe Alagoas, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz).
De acordo com o secretário Jardel Aderico, a entrada efetiva do Ministério da Saúde nesse processo é fundamental para que o modelo de acolhimento a dependentes seja ampliado e visto como uma alternativa que oferece os resultados esperados em todo o Brasil. Além disso, Aderico exaltou as boas impressões percebidas pelos parlamentares durante a visita às comunidades, que gerou o reconhecimento do Ministério em relação ao Acolhe Alagoas.
"É de muito valor para nós, ver o Ministério da Saúde reconhecendo nosso trabalho e perceber que o Acolhe Alagoas passa a ser uma iniciativa cada vez mais vista como uma referência", destaca o secretário.