De acordo com o presidente da Comissão Especial de Investigação da Braskem, Marcelo Malta (PCdoB), os edis da Casa de Mário Guimarães não realizarão sessão ordinária na próxima terça-feira, dia 21. O motivo: no lugar do trabalho ordinário dos vereadores, será realizada uma audiência pública – comandada pela CEI da Braskem – para discutir as questões relativas a atuação da indústria em Maceió.

No final do mês passado, houve duas explosões e um vazamento de cloro na planta da Braskem localizada no bairro do Pontal da Barra. Em uma das explosões, funcionários terceirizados foram atingidos. Dois se encontram em estado grave. O objetivo de Marcelo Malta – segundo ele mesmo – é discutir a situação da Braskem com os órgãos federais, estaduais e municipais em uma audiência aberta a toda sociedade.

A audiência pública foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Maceió. A CEI da Braskem já ouviu os funcionários da empresa, por meio do Sindipetro. Nos depoimentos, ficou evidente falhas no procedimento, inclusive se dando conta de que a segunda explosão – que vitimou os funcionários – poderia ter sido evitada. O primeiro depoimento foi acompanhado pelo Cada Minuto.

A CEI da Braskem – instalada no início de junho – tem o prazo de 120 dias para a conclusão do relatório final.