A vereadora Teca Nelma (PT) participou nesta quinta-feira (25), em Brasília, de uma reunião com o ministro Paulo Teixeira, no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O encontro foi articulado junto a representantes dos movimentos sociais do campo para cobrar o cumprimento do acordo firmado em 2015, que previa a destinação de terras das usinas Laginha e Guaxuma para fins de Reforma Agrária em Alagoas.
A reunião foi um desdobramento direto da mobilização da Semana Camponesa e da agenda realizada com o governador Paulo Dantas, em Maceió, no início da semana. A proposta dos movimentos é garantir que os compromissos assumidos pelo Estado com as famílias acampadas sejam respeitados e saiam do papel.
“Essa reunião foi um passo importante para garantir que os acordos com os trabalhadores e trabalhadoras do campo não sejam esquecidos. A Reforma Agrária é uma pauta urgente e essencial para garantir justiça social em Alagoas”, afirmou Teca.
Para o coordenador nacional da Frente Nacional de Luta (FNL), Marcos Antônio da Silva, o encontro representa um avanço nas negociações e demonstra o empenho coletivo pela efetivação da Reforma Agrária.
“Viemos a Brasília com disposição de diálogo e compromisso com as famílias que vivem da terra. A presença do MDA nessa construção é fundamental para que os acordos sejam de fato cumpridos e os direitos garantidos”, declarou Marcos, mais conhecido como Marrom.
Também participaram da reunião representantes dos demais movimentos que integram a mobilização camponesa, sendo eles: Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), Movimento Popular de Luta (MPL), Movimento Social de Luta (MSL), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Via do Trabalho (MVT), Movimento Terra Livre e Comissão Pastoral da Terra (CPT).