A Agência da Previdência Social (APS) Ary Pitombo realiza neste sábado, 18, um mutirão para antecipar o atendimento dos requerimentos dos benefícios assistenciais. Atualmente há pessoas agendadas naquela unidade para o dia 7 de julho. A ação conta com a participação de 15 servidores do INSS, sendo três assistentes sociais. Eles irão trabalhar das 7h às 13h, na agência situada na Praça dos Palmares, 232, Centro de Maceió.

Os funcionários avisaram as pessoas da antecipação por telefone. Mas quem não foi contactado e está atendimento marcada a partir da próxima segunda-feira, 20, pode comparecer naquela unidade previdenciária nesse sábado.

No sábado passado, a agência Ary Pitombo também abriu, onde atendeu 41 pessoas com requerimento de benefícios assistenciais, um número pequeno, considerando que são atendidos, em média, 34 requerimentos desse benefício por dia naquela unidade.

A gerente da agência, Marileide Almeida, espera um número bem maior neste sábado, já que o tempo de convocação das pessoas agendadas por telefone e através de alguns programas de rádios foi ampliado.

Benefício assistencial

É um benefício destinado a pessoas que não têm condições financeiras de contribuir para a Previdência Social. Têm direito ao amparo assistencial os idosos a partir de 65 anos de idade e os portadores de deficiência incapacitados para o trabalho e uma vida independente. Para ter direito ao benefício, o interessado não pode ter renda e a renda per capita familiar deve ser inferior a um quarto do salário mínimo.

Para cálculo da renda familiar é considerado o número de pessoas que vivem na mesma casa: cônjuge, companheiro, pais, filhos (inclusive enteados e tutelados menores de idade) e irmãos não emancipados, menores de 21 anos e inválidos.