Começou na manhã desta quarta-feira (15), a 1ª Oficina de Capacitação do Projeto Orla na Barra de São Miguel. Após a solenidade de abertura realizada na noite da terça-feira (14), o evento terá três dias de palestras e discussões para que poder público e sociedade civil participem da construção do planejamento de desenvolvimento do município. Para participar, basta comparecer ao Espaço de Inclusão Digital, na Praça Multieventos Kaian Porto.

A solenidade de abertura da oficina na noite da terça-feira contou com a participação do vice-prefeito George Raposo, do diretor presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Taciana Amorim, do superintendente de Meio Ambiente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Anivaldo Miranda, e do superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) em Alagoas, José Roberto Souza.

Para a secretária municipal Taciana Amorim, a união dos poderes e as parcerias firmadas estão trazendo muitos avanços. “Graças aos diversos parceiros que estão presentes aqui nesta solenidade, estamos conseguindo avançar nas questões ambientais da Barra de São Miguel. E a discussão do Projeto Orla aqui no município, com diversos segmentos envolvidos, assim como nossos esforços, ajudarão muito a construirmos um plano voltado principalmente para a população e para a sociedade”.

A Oficina do Projeto Orla contará com apresentações sobre a iniciativa, terá palestras sobre aspectos das orlas marítimas e contará também com atividades de campo para diagnóstico da situação da Barra de São Miguel. Serão colhidos dados locais e estudos nacionais para serem levados para uma discussão geral ao fim da Oficina que irá gerar o planejamento de ações a ser implantado no município. Confira a programação logo abaixo.

O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima faz parte da iniciativa do Governo Federal, representado pelos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Em Alagoas, a coordenação é realizada pela superintendência da Secretaria do Patrimônio da União em Alagoas e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

A 1ª Oficina de Capacitação do Projeto Orla na Barra de São Miguel está sendo realizada no Espaço de Inclusão Digital, na Praça Multieventos Kaian Porto. O evento é aberto ao público.