"Casa do Velho Chico" encerra semana do meio ambiente em Piaçabuçu

13/06/2011 14:30 - Interior
Por Redação
Image

A prefeitura de Piaçabuçu promoveu o encerramento da Semana do Meio Ambiente no último final de semana com uma ampla rodada de palestras e exposição no ginásio municipal de esportes do Museu Ambiental Casa do Velho Chico. O projeto foi idealizado pelo ambientalista Antônio Jackson Borges de Lima em outubro de 2001 e, desde então percorre diversos municípios com treze painéis que contam a história do Rio São Francisco.

De acordo com a secretária de meio ambiente da prefeitura de Piaçabuçu, Geilma Feitosa, mais de 2 mil pessoas visitaram a exposição.”Tivemos uma semana direcionada aos trabalhos educativos planejados pela secretaria, tendo ainda a exposição que encantou os nossos alunos da rede pública e também particular do município, além de encher os olhos da comunidade que prestigiou de forma maciça a passagem do projeto pela cidade”, declarou Geilma.

Museu nasceu com a mania de colecionar peças antigas

O idealizador do Museu Ambiental Casa do Velho Chico, Jackson Borges, declarou que quando a idéia nasceu em outubro de 2001, objetivou promover uma ampla divulgação dos males que o São Francisco vem sofrendo ao longo de décadas. “A mania de colecionar objetos antigos, herdada de minha mãe, contribuiu de forma precisa para que o meu projeto desse certo na montagem de cada painel que expõe a história do povo ribeinho da nascente à foz do Velho Chico”, disse o ambientalista.

A exposição que já visitou vários estados brasileiros e participou das comemorações dos 500 anos de descobrimento do Rio São Francisco conta com peças que chamam a atenção dos visitantes, principalmente por algumas serem miniaturas que movimentam e passam uma real idéia de como acontece o processo de poluição e degradação do meio ambiente. Jackson disse durante a visita de um grupo de estudantes que muitas peças foram doadas por amigos que ainda continuam a combater a caça e a pesca predatória, a garimpagem e o uso de agrotóxico em diversas regiões banhadas pelo São Francisco.

Prefeito se encantou com a exposição

Para o prefeito Dalmo Santana Júnior (PSB) a realização das atividades socioeducativas, além da exposição do Museu Ambiental Casa do Velho Chico foi de grande importância para que tanto os estudantes como a comunidade em geral tivessem acesso a oportunidade de conhecer de perto os diversos problemas que afligem o povo ribeirinho, principalmente aqueles que vivem na região do Baixo São Francisco.

“Alguns painéis chegam a chocar e nos faz pensar como o perigo é iminente e próximo, mesmo parecendo invisíveis aos nossos olhos. Fiquei encantado com a forma que o projeto trata a vida do nosso povo nos mínimos detalhes”, finalizou o prefeito Dalmo.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..