Meio ambiente: A Serra dos Frios e a utopia da preservação

05/06/2011 17:18 - Josivaldo Ramos
Por Redação
Image

por João Paulo Farias (Texto e imagens)

A Serra dos Frios localizada na zona urbana do município de União dos Palmares abriga parte remanescente da Mata Atlântica no estado de Alagoas e encontra-se bastante agredida pelos mais diversos tipos de crimes ambientais. Como um sistema florestal urbano a Mata dos Frios é responsável pelo controle térmico da cidade e os constantes incêndios e desmatamento de cunho criminoso estão causando o aparecimento de enormes clareiras em meio à mata fechada. Um risco para a flora e fauna endêmica da Mata Atlântica e, além disso, inúmeras nascentes que são responsáveis pelo abastecimento de açudes e riachos daquela região podem secar. No passado a cidade de União dos Palmares era abastecida com água potável vinda dos Frios e hoje o abandono e destruição imperam sob aquele ambiente.

Triste situação que retrata o não-cuidado do poder público e órgãos ambientais em todas as esferas do poder, no que diz respeito à preservação dos ambientes naturais. Hoje são alarmantes os constantes impactos causados pelo homem ao meio ambiente em todo o país e em esfera mundial e o mais grave, poucas ou nenhuma soluções são tomadas.

A natureza agredida responde de forma violenta as atrocidades e geram aos cofres públicos gastos exorbitantes com os prejuízos que são causados pelo próprio agressor. Há cerca de um ano, Alagoas, mais precisamente os vales do Mundaú e Paraíba foram devastados por uma grande enchente que até o presente momento deixa rastros de sofrimento aos afetados.

Sendo assim, o dia mundial do meio ambiente, só serve para lembrar-se da natureza durante o dia 5 de junho ou no máximo em uma semana de comemorações. Enquanto isso órgãos ambientais não cumprem o texto escrito nos seus discursos utópicos e ainda falam ter avançado em políticas públicas de apoio a natureza.

O futuro da Mata dos Frios está ameaçado de extinção, caso não se tome soluções urgentes para combater o desmatamento desenfreado, estaremos a lamentar em fotografias o passado exuberante que esse pedaço de Mata Atlântica urbano proporcionou à cidade de União dos Palmares.

Twitter: @jpfariasuniao
 

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..