Nesta quarta-feira (18), crianças da cidade Limoeiro de Anadia fizeram uma caminhada em alerta ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O movimento foi organizado pelas secretarias municipais de Assistência Social e Educação e contou com a participação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Centenas de crianças pertencentes ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e alunos das escolas municipais Nossa Senhora da Conceição e Maria Júlia saíram as ruas numa grande caminhada, que chamou a atenção de moradores e comerciantes de Limoeiro de Anadia.
A caminhada começou à tarde e percorreu as principais ruas do centro da cidade. Nas ruas por onde o grupo passou, as pessoas receberam panfletos informativos sobre como detectar, prevenir e denunciar essa prática criminosa que atinge milhares de crianças em todo o Brasil.
A secretária de Assistência Social de Limoeiro de Anadia, Eloísa Ferro, destacou a importância daquele tipo de sensibilização. “A sociedade tem que ter um bom convívio com as crianças, dando a atenção devida e tomando providências quando detectar qualquer comportamento estranho. Muitas vítimas não denunciam porque não sabem como chegar ao Conselho Tutelar e é aí que auxiliamos, educamos e informamos”, disse a secretária, alegando que esta mesma atenção também é realizada nas instituições de ensino do município.
Ao final da caminhada, todos os participantes se dirigiram à sede da Secretaria, onde foram recepcionados com um farto lanche, com direito a sanduíche e refrigerente. A secretária Eloísa Ferro alertou ainda que qualquer denúncia para este tipo de abuso pode ser feita, gratuitamente, através do número 100 ou no Conselho Tutelar do município. A identidade da vítima é preservada.












