Durante a sessão do dia 12, o vereador por Delmiro Gouveia, Edvaldo Nascimento (PCdoB), prestou homenagem ao empresário Antônio Carlos de Menezes, que comandou a Fábrica da Pedra entre 1926 e 1986. O empresário, que se suicidou há 28 anos, foi lembrado pelo vereador, bem como a contribuição da família Menezes no desenvolvimento do município.
Além da homenagem prestada na tribuna da Casa Legislativa, Edvaldo, que ta,bem é professor de história, está organizando com apoio da família do empresário, um acervo da trajetória da família Menezes em Delmiro Gouveia. “Este acervo será uma homenagem à família Menezes, que assumiu o comando da Fábrica da Pedra após os descendentes de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia e contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento econômico do município, empregando um grande contingente de homens e mulheres”, falou o vereador.
Ele frisou ainda que este trabalho desenvolvido na cidade de Delmiro proporcionou diversas homenagens à família, onde alguns membros dão nome a diversos prédios. “A marca dos Menezes foi muito forte. Prova disso são os diversos prédios que levam o nome da família, como o Colégio Estadual Luís Augusto Azevedo de Menezes, o estádio de futebol Fernando José de Menezes, o clube e o colégio Cenecista Vicente Lacerda de Menezes, e a área de lazer da Fábrica da Pedra, que leva o nome do próprio Antônio Carlos de Menezes”.
O professor enfatizou que em recente viajem à Recife esteve com os filhos de Antônio Carlos, onde agradeceram a homenagem. “Estive com os filhos de Antônio Carlos, Maria Celina e Tony Menezes, que ficaram muito emocionados e agradeceram esta oportunidade de resgatar a memória do pai”.