União dos Palmares: Desrespeito ao pedestre, veículos na contramão e a inércia dos responsáveis.

14/05/2011 17:53 - Josivaldo Ramos
Por Redação

 


(foto de Sérgio Rogério)


por Josivaldo Ramos


Tida como cidade pólo, União dos Palmares instalou no início da década de 90 o primeiro semáforo da cidade. A inovação parecia que mais que um “sinal” de modernidade, devolver-se-ia tranquilidade aos motoristas e pedestres do município. Entretanto, uma década depois, o município ganhou um órgão exclusivamente para administrar o trânsito, a SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito), um novo semáforo e um verdadeiro caos.

Não são poucas as reclamações, muitas delas públicas, ao ponto da discussão ser incluída na pauta das sessões da Câmara de Vereadores do Município, que inclusive convidou o Superintende da SMTT, Célio Duarte, a prestar esclarecimento no último mês de março. Contudo, não há qualquer progresso quanto ao tema.

 

(foto de José Marcelo)

O professor Nivaldo Marinho, que também é radialista amador, recentemente utilizou-se dos microfones da Rádio Zumbi FM, onde apresenta o programa “Mesa Z Notícias”, para declinar severas críticas ao trânsito palmarino. Esta não é a primeira iniciativa do professor Nivaldo em prol de melhorias para o trânsito de União dos Palmares, aliás, ele tem se tornado o maior defensor desta causa em toda região.

Nivaldo, no tempo que o único semáforo da cidade esteve desativado, chegou a postar em blogs da cidade manifesto contra a inércia dos poderes constituídos, além de ter protocolado junto ao DETRAN requerimento para que providências fossem tomadas; sendo informado que caberia ao município a administração do trânsito na cidade.

A acadêmica do Curso de Nutrição, Mirelly Santos, denunciou ao blog que na última sexta-feira, 13, mesmo com o semáforo fechado para os veículos, escapou da morte quando atravessava a rua em função de sua mãe ter lhe puxado pelo braço.

 

(foto de Franco Maciel)

“Do que adianta ter mais um semáforo em União se o povo não respeita? Nem faixa de pedestre tem; ontem quase ia sendo atropelada. Um “idiota” ultrapassou o sinal vermelho e se minha mãe não me puxa, hoje eu estaria no hospital. Cidade sem lei!” Exclama Mirelly, que ainda complementa: “Não sei pra que tem SMTT aqui; se você ficar por alguns instantes ali vai ver que as pessoas andam na contramão; com o sinal vermelho, as motos passam pelo canto; o sinal está amarelo e as pessoas aceleram para não ter que esperar”.

 

Respaldando a denúncia de Mirelly e a indignação do professor Nivaldo Marinho o estudante Andreson Melo denúncia que na cidade não existe faixa de pedestre, a pouca sinalização existente no município é voltada para os veículos. “O pedestre aqui não tem vez”, ressalta Andreson.

 

(foto de Ivan Nunes)

Ainda segundo Andreson, os agentes da SMTT de União dos Palmares trabalham de forma irregular, portanto não podem multar os infratores.

Recentemente o blog criticou a aprovação de um Projeto de Lei que concede ajuda de custo, na monta de R$ 90 mil, a um time de futebol do município por entender que a cidade estava carente de muitas outras coisas; eis aí uma delas. Acorda União! Ou os burocratas do poder consumirão todos os recursos enquanto o povo carece de providências.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..