Protesto contra aumento abusivo de combustível ganha o interior

07/05/2011 13:53 - Josivaldo Ramos
Por Redação
Image

por Josivaldo Ramos

Atualizado às 20:46 horas

 

Um dia após os consumidores de Maceió percorrerem as ruas da capital para protestar contra o aumento no preço dos combustíveis, protesto pacífico e inteligente em que os consumidores abasteciam seus veículos com apenas R$ 0,50 (cinquenta centavos), muitos deles no cartão de crédito, e ainda exigiam a nota fiscal, o movimento batizado de “Na mesma moeda” chega ao interior do estado. O primeiro município a aderir ao movimento foi União dos Palmares.

A ideia começou a ser espalhada pela rede social Facebook. “Um amigo meu, publicitário, viu essa manifestação em outros lugares do Brasil e teve a ideia de trazê-la para Maceió. Postou no Facebook e começou a espalhar a iniciativa entre os amigos. Logo, muita gente, também indignada com esse aumento absurdo, aderiu ao protesto”, disse Alexandre Fragoso, um dos organizadores do ato ocorrido na noite da última sexta-feira, 06, em Maceió.

Os organizadores do “Na mesma moeda” de União dos Palmares são usuários das redes sociais e acompanharam, pelo Twitter, a manifestação ocorrida na capital, mobilizaram e organizaram, também pelo twitter, a manifestação no município de União dos palmares.

Um dos pilares do sucesso do protesto ocorrido em Maceió foi a participação efetiva do PROCON, que acompanhou os manifestantes durante todo percurso, já em União dos Palmares, um dos organizadores do ato, Andreson Melo, contou para o blog que se encarregou de providenciar cópias do código de defesa do consumidor para evitar recusa de venda ou de emissão de nota fiscal.

A concentração teve início às 15:30 horas, deste sábado, 07, no Posto BR, localizado na entrada da cidade, de onde os manifestantes saíram em direção a outros postos da cidade. A primeira parada foi no Posto Padre Cícero. Embora a manifestação tenha atraído poucas pessoas, trata-se de uma excelente iniciativa em busca da conscientização dos consumidores.

No posto Vergetão, onde foi encontrado o combustível mais caro durante o protesto, os manifestantes, inicialmente, não foram bem recebidos, os frentistas se recusaram a abastecer e avisaram que não havia nota fiscal, contudo voltaram atrás e acabaram apoiando o protesto.

Já no posto Santa Maria, o proprietário falou aos manifestantes que se sentia prejudicado pela manifestação, contudo houve abastecimento e emissão de nota fiscal.


A manifestação terminou por volta das 19:00 horas no Posto Castelo Branco, onde segundo Dallas Diego, os manifestantes foram atendidos muito bem. Até um deputado estadual (João Henrique Caldas) se fez presente ao ato. Os organizadores do manifesto prometem novo ato para a próxima semana e convidam os moradores das cidades vizinhas para se juntarem aos manifestantes e principalmente organizarem em suas regiões novos protestos. Já o Deputado JHC prometeu exigir, essa semana, na Assembléia legislativa retratação do SINDICOMBUSTIVEIS.
 

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..