No Dia Internacional da Liberdade de Expressão, comemorado ontem, o senador Renan Calheiros, líder do PMDB, defendeu a aprovação da Proposta da Emenda Constitucional (PEC) 33/09, do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), a qual estabelece que o exercício da profissão de jornalista seja privativo do portador de diploma de curso superior de comunicação social, com habilitação em jornalismo.
Renan compartilha a necessidade do diploma com as entidades de classe dos jornalistas, por entender que “a democracia exige a liberdade de imprensa, que deve ser exercida por profissionais habilitados e conscientes de suas responsabilidades sociais”.
O senador anunciou que vem conversando com os membros de sua bancada e está convencido da participação positiva da maioria não apenas do PMDB, mas também de outros partidos no Senado.
Pelos seus cálculos, a votação ao lado do profissional de imprensa, que deverá ocorrer por esses dias em Plenário, terá a posição favorável da imensa maioria dos parlamentares.
