Chico Tenório: Mais um pedido de liberdade do ex-deputado é negado pelo STJ

02/05/2011 13:53 - Josivaldo Ramos
Por Redação

por Josivaldo Ramos

O Superior Tribunal de Justiça, através do Ministro Jorge Mussi, voltou a negar pedido de habeas corpus impetrado em favor do delegado e ex-deputado federal José Francisco Cerqueira Tenório, o Chico Tenório. A decisão proferida na tarde desta segunda-feira, 02, só será publicada no Diário da Justiça Eletrônico da próxima quarta-feira, 04 de maio. Contundo, já é possível constatar a decisão, do ministro Mussi no site do Superior Tribunal de Justiça.

Este é o terceiro pedido impetrado junto ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) em que as prisões decretadas contra o ex-deputado são, pelo menos liminarmente, mantidas. As duas negativas anteriores foram proferidas pela ministra Laurita Vaz. Um pedido já foi arquivado e o outro aguarda parecer do Ministério Público Federal para ir à votação em plenário.

O ex-parlamentar é acusado de ser autor intelectual do assassinato do cabo PM Gonçalves, ocorrido em maio de 1996, em um posto na Via Expressa, na Serraria e também de Cícero Belém, assassinado em 2005.

Francisco Tenório foi preso em Brasília, no do dia 2 de fevereiro, por determinação das 7ª e 17ª Varas Criminais da Capital, que atenderam requerimento do GEGOC (Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas), do Ministério Público Estadual.

Recentemente o ex-deputado federal Francisco Tenório teve dois pedidos de habeas corpus negados pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Importante ressaltar que dois pareceres foram proferidos pelo Ministério Público Estadual à favor da liberdade de Chico Tenório, os pareceres foram assinados pelo procurador Luiz Carnaúba, contudo o TJ de Alagoas optou por manter as prisões.

A corregedoria da Polícia Civil de Alagoas também instaurou procedimento, onde uma comissão formada por três delegados foram nomeados para investigarem os crimes atribuídos à Chico Tenório. Caso seja comprovada a culpabilidade dele em algum dos crimes apontados, independentemente dos processos que correm na Justiça, ele pode ser punido com demissão do cargo de delegado.


Política

Uma fonte revelou ao blog, com exclusividade, que o ex-deputado pretende retomar à vida pública nas eleições de 2012 concorrendo ao cargo de vereador pelo município de Maceió. Seria um recomeço na trajetória do delegado de polícia que se elegeu por duas vezes deputado estadual, uma vez deputado federal e é o atual presidente estadual do PMN (Partido da Mobilização Nacional).

Entretanto, o Blog do Bernadino, meu colega do Cada Minuto, já havia revelado a pretensão do ex-parlamentar de concorrer à cadeira de prefeito do município de Palmeira dos Índios. Ou seja, não se pode afirmar qual será a decisão do ex-parlamentar, contudo uma coisa é certa, sua volta à política.

Siga-me no Twitter: @JosivaldoRamos
Mande-me um e-mail: josivaldoramos@hotmail.com

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..