A Defesa Civil de Maceió foi pega de surpresa ao receber inúmeras ligações, na última madrugada, de moradores da cidade de Rio Largo relatando que uma grande enxurrada se aproximava da região. Os moradores solicitavam ajuda por parte do órgão municipal.

“Recebemos diversas ligações de Rio Largo relatando que necessitavam de ajuda para remoção das famílias dos locais de risco, no entanto, tivemos que informar que não cabe ao órgão de Maceió realizar esse trabalho, mas sim a prefeitura da região”, destacou um coordenador da Defesa Civil de Maceió.

Em contato com o Centro Integrado de Informações da Defesa Civil (Ciods), o oficial de serviço relatou que não houve qualquer comunicado por parte dos órgãos responsáveis ressaltando qualquer tipo de fenômeno natural fora do normal.

Em 2010, a cidade de Rio Largo sofreu de forma acentuada com a forte chuva, tendo toda linha ferroviária, casas e outros destruídos.  O então, presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), chegou a visitar o município oferecendo ajuda e demonstrando preocupação com as vítimas