Zona da Mata: Municípios assinam protocolo de intenções para construção de Aterros Sanitários através de consorcio público

27/04/2011 15:18 - Josivaldo Ramos
Por Redação

Foto de Genisete de Lucenapor Josivaldo Ramos

A consolidação do Consórcio Público que garantirá, entre outras ações, a construção de aterros sanitários nos municípios que compõem a zona da mata alagoana terá como “pedra fundamental” uma solenidade, onde será assinado, pelos prefeitos da região, o protocolo de intenções. O evento será realizado no município de União dos Palmares, às 9h30, no auditório da Prefeitura.

O Estado de Alagoas marcará presença através do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Ivã Vilela.

Segundo informações da Agência Estado, após a assinatura do protocolo de intenções do Consórcio Público da Zona da Mata Alagoana, caberá aos poderes executivos municipais encaminharem o documento a suas Câmaras para aprovação dos vereadores que o transformarão em lei. E a partir deste momento, constitui-se o Contrato de Consórcio para definição de ações para gestão integrada dos resíduos sólidos da região, além dos trâmites burocráticos para definição da autarquia.

Este é um importante passo para preservação do Rio Mundaú, que adentra Alagoas pelo município de Santana do Mundaú, percorre outros sete municípios e desagua na Lagoa Mundaú em Maceió.

Outras ações, como o reflorestamento da mata ciliar, são imprescindíveis para este objetivo, assim como a construção de ETE (Estações de Tratamento de Esgotos), que também podem ser construídos em consórcio, contudo as ações e intenções demonstradas pelo governo estadual e os gestores da zona da mata merecem nossa deferência.
 

(com informações da Agência Estado e foto de Genisete de Lucena)

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..