Pelo terceiro ano consecutivo, os pequenos agricultores do município de Limoeiro de Anadia comemoram a chegada dos tratores cedidos pela Prefeitura, que já começaram a realizar todo o trabalho de aragem e preparação do solo para o próximo plantio. Os agricultores contemplados são todos aqueles, cujas propriedades estejam limitadas até 20 tarefas de terras.


No ano passado foram aradas cerca de 10 mil tarefas de terras em todo o município, que possui uma área total de 316 quilômetros quadrados. Neste ano foram disponibilizados seis tratores para realizarem os trabalhos nestas pequenas propriedades e a expectativa é que novos agricultores sejam contemplados.


De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Marcelo Rodrigues, os pequenos agricultores são os que mais encontram dificuldades na hora de contratar um trator para preparar o solo. “Os donos das máquinas, geralmente, cobram R$ 90 por tarefa arada. Como muitas destas pequenas propriedades ficam em locais distantes, o valor cobrado acaba não sendo viável nem para o contratado nem para o pequeno agricultor”, frisou Marcelo Rodrigues.


O trabalho das máquinas começou no final do mês passado, coincidindo com a chegada das chuvas, período ideal para preparar o solo para a próxima safra. A agricultura em Limoeiro de Anadia é uma das mais diversificadas do Agreste. Abacaxi, mandioca, inhame e diversos tipos de verduras são cultivados por pequenos, médios e grandes agricultores do município.