Associação dos Deficientes Físicos de União dos Palmares (ADEFUP) está ameaçada de perder sua sede

18/04/2011 11:22 - Josivaldo Ramos
Por Redação

por Josivaldo Ramos e foto de José Marcelo

O blog manteve contato com o vice-presidente da ADEFUP (Associação dos Deficientes Físicos de União dos Palmares), Manoel Simeão Moreira, sobre a contenda judicial que deve decidir, nos próximos dias, sobre a posse do imóvel, que abriga a sede da associação.
Manoel Simeão, relatou ao blog que embora a vida da ADEFUP é que esteja em jogo, a associação não é parte do processo que pode retirar dos associados uma importante conquista.


Isto porque, a antiga Associação dos Moradores do Bairro Roberto Correia de Araujo, onde está localizada a sede da ADFUP, é que reclama na justiça a posse do imóvel, que oficialmente pertence ao município de União dos Palmares. Vale ressaltar, que o imóvel onde a ADEFUP abriga sua sede é fruto de doação da Prefeitura Municipal de União dos Palmares, na gestão do ex-prefeito José Carrilho de Pedrosa, que após reformar o prédio onde funcionava a subdelegacia do Bairro Roberto Correia de Araújo, no ano de 2005, fez a doação a ADEFUP. Entretanto, possivelmente, por não ter (a doção) seguido os trâmites legais, possibilitou-se a atual contenda judicial.


O vice-presidente da ADEFUP, Manoel Simeão, demonstra-se indignado pelo fato da associação que pleiteia a posse do imóvel não está nem mesmo em atividade. Segundo o Simeão a antiga associação dos moradores é conduzida pelo Senhor Nelson, conhecido como “Nelsão”, que é pai do atual secretário de Cultura do Município de União dos Palmares, Élson Davi.


Questionado pelo blog, Manoel fez questão de ressaltar que o atual prefeito do município, Senhor Areski de Freitas, tem dado todo apoio a ADEFUP, inclusive no sentido de intermediar a situação jurídica. “O Prefeito se comprometeu a não deixar a entidade sem um teto”, ressalta Manoel Simeão, que também fez questão de destacar o apoio da Deputada Federal Rosinha da ADEFAL, pois segundo Manoel, a deputada contratou um advogado para acompanhar a causa.


Para concluir, o vice-presidente da ADEFUP declinou: “Diante disto tudo conclamamos a sociedade para juntar-se a nós, pois 14 anos de história da ADEFUP não pode ser desmerecido por uma associação de moradores que praticamente está extinta. PALMARINOS JUNTEM-SE A NÓS NA DEFESA DA PESSOA COM DEFICÊNCIA”.
 

O blog aproveita o espaço para conclamar as partes envolvidas na ação judicial, ou seja, Associação dos Moradores do Bairro Roberto Correia de Araujo e a Prefeitura Municipal de União dos Palmares a celebrarem um acordo no sentido de preservarem a posse do imóvel em favor da ADEFUP, sendo doado em contrapartida, novo imóvel para a Associação dos Moradores. Assim sendo, os direitos e objetivos, sobretudos sociais estariam garantidos a todas as partes.

Histórico da ADEFUP

A ADEFUP - Associação dos Deficientes Físicos de União dos Palmares teve a sua fundação em setembro do ano de 1997, iniciada como NÚCLEO DA ADEFAL, foi criada em parceria com saudoso Gerônimo Ciqueira, que futuramente se tornou deputado federal em representação a categoria dos portadores de necessidades especiais.
Dezembro de 2003 marcou a história da ADEFUP, pois foi este o ano em que a ADEFUP tornou-se oficialmente uma associação, também houve a filiação junto a FEDEFAL (Federação das Entidades de Deficientes Físicos de Alagoas).
Ao longo de sua história registra-se a passagem de três presidentes: Gabriel Ferreira (por três mandatos); Manoel Simeão Moreira (por três mandatos) e Antônio Rosendo (Presidente Atual).


A ADEFUP realiza junto a sociedade palmarina um trabalho indispensável, isto porque assisti pessoas com deficiências e seus familiares. No histórico de serviços prestados destaca-se a doação de mais de 400 cadeiras de rodas, muletas, cadeiras de banho, bengalas canadenses, aparelhos auditivos entre outros, além de ter inserido alguns associados com deficiência no mercado de trabalho. Estas inserções foram feitas em parceria com os Correios, CEAL e FUNESA (hoje UNEAL).


Agradecimento: O blog agradece ao geógrafo e blogueiro, Franco Maciel, por indicar a produção desta postagem.

Siga-me no Twitter: @JosivaldoRamos
Mande-me um e-mail: josivaldoramos@hotmail.com

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..