Em reunião realizada na terça-feira (12), no auditório da Secretaria Municipal de Finanças (SMF), foram enfatizados os conceitos de crédito, capacitação, capital de giro e compras cooperativadas. Estes são alguns dos temas que a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) está colocando na agenda dos permissionários dos mercados públicos e feiras livres de Maceió. Estiveram presentes representantes das associações dos mercados públicos, da Semtabes e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Segundo o secretário municipal de Abastecimento, Arnóbio Cavalcante, a ideia é fomentar a cultura do empreendedorismo. "Para isso, é necessário capacitação, acesso ao crédito, com conhecimento de onde estão e como se habilitar às linhas oficiais de financiamento, sem ter se submeter às condições extorsivas praticadas por agiotas”, diz ele, destacando que o BNB tem linhas interessantes para esse segmento da economia.

Arnóbio explicou que, durante o encontro, houve uma apresentação dos produtos do BNB para os empreendedores formais e informais que integram os mercados públicos e as feiras livres de Maceió, com vistas a disseminar e ampliar o crédito para esse segmento da economia maceioense. Segundo o secretário, todos esses aspectos estão sendo trabalhados, também, com vistas na futura Lei Geral do município de Maceió, cujo projeto, encaminhado pela Prefeitura, já está tramitando na Câmara de Vereadores.

“Estamos antecipando a discussão, para que eles estejam preparados e possam utilizar os benefícios da lei logo que ela seja aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito”, conclui o secretário.