Serão exibidos na próxima sexta-feira (15), no Cine Sesi Pajuçara, os cinco curtas metragens vencedores do Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas. O evento, que será promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) vai exibir os filmes Km 58, O Matuto Zé Cará, Aquarelas, Guerreiro de Jorge e De amor e Outros Crimes. Todos os filmes são produções alagoanas.
O Edital para a seleção desses projetos vencedores foi lançado em 2010 e os grupos foram selecionados através de um júri técnico. Para o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viegas, a democratização dos recursos através de editais e de equipamentos técnicos cedidos pelo Ministério da Cultura (MinC) para a realização dos projetos é uma ação que visa fomentar a produção local e valoriza o trabalho dos que fazem o audiovisual em Alagoas.
Ele disse ainda que é gratificante ver o resultado dessas produções. Ele disse que “Estou muito satisfeito com a empolgação e o compromisso dos vencedores. Espero lançar um novo edital de incentivo ao audiovisual em Alagoas até o mês de outubro deste ano”, concluiu.
O curta metragem Km 58 é um road movie. Uma ficção onde o protagonista dirige numa rodovia semi-deserta, durante a madrugada, visivelmente tenso. O desfecho é impactante e faz alusão a crimes de grande repercussão em Alagoas, absorvendo elementos de casos que até hoje permanecem sem solução. Dessa forma, o roteiro pretende ativar a memória e a imaginação da audiência, a quem caberá escrever a história pregressa dos personagens, segundo suas referências. O filme foi dirigido pelo jornalista Rafhael Barbosa.
Já Guerreiro de Jorge é um vídeo documentário que mostra aspectos da vida e obra do alagoano Jorge de Lima. Ele é narrado na primeira pessoa e mostra o poeta transitando por lugares que serviram e inspiração para a sua obra artística. Esse curta foi dirigido por Marco Aurélio e Pablo Suassuna, é uma produção de MA Produções.
Em De amor e outros crimes, os protagonistas vão se conhecer por um acaso e, aparentemente, se apaixonam à primeira vista. Um sujeito metódico, de olhar abobalhado e fala atropelada e uma mulher de sorriso largo e sedutor, em comum, o fato de que ambos guardam segredos que, quando revelados, irão mudar o rumo das coisas. Este foi dirigido por Anderson Barbosa e produzido por Pablo Casado.
O Matuto Zé Cará é baseado em um cordel de Jorge Calheiros, que cria vida quando as rimas se concretizam para contar a história de um pescador com nome de peixe, que nasceu e foi criado no povoado de Poxim, em Coruripe. Luiz Gustavo Salles foi quem dirigiu o projeto e Manuelle Gouveia foi responsável pela produção.
Por último será apresentado Aquarelas, um documentário sobre a vida da escritora Ruth Quintella. Ela escreve histórias infantis e as ilustra, utilizando técnicas de aquarela e xilogravura. O filme traz um pouco da infância da escritora, tendo como cenário a cidade de Maceió. Aquarelas das páginas de seus livros são vistas em animação. O filme é uma espécie de homenagem à escritora, à Maceió de sua infância e à de hoje. O filme foi dirigido por Lucia Rocha.
O jornalista e diretor de km 58, Rafhael Barbosa ficou feliz em ter o seu trabalho reconhecido. “O apoio do governo do estado foi fundamental, pois não existe produção sem fomento. O edital foi muito importante para que a gente comece a construir um cenário de audiovisual em Alagoas. Esses curtas são experimentos que servirão de estímulo para que outros possam investir”, disse.
Este é mais um importante incentivo a essas produções. Vale a pena conferir. Os filmes serão exibidos em duas sessões para convidados e em breve para toda a população na Tv Educativa.