A Secretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento (SMHPS) já deu início à elaboração participativa do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), que vai apontar as ações a serem realizadas para melhorar as condições de habitabilidade no município de Maceió, e os caminhos para captação e aplicação dos recursos necessários para esse fim.
Segundo o secretário Niltom Nascimento, o PLHIS visa promover condições dignas de habitação de interesse social aos cidadãos mais pobres, e o caminho mais consistente para isso é a identificação dos principais problemas e possíveis soluções que atendam às necessidades e valorizem os potenciais do município na área de habitação.
Entre os temas tratados nesse processo, estão: a legalização da posse da terra; a urbanização de favelas; a construção de habitação de qualidade; e a organização dos órgãos municipais para fazer as mudanças desejadas.
Ele destaca que a elaboração do PLHIS deve ser feita de maneira participativa e democrática, e para isso, são previstas três etapas: Elaboração da Proposta Metodológica; Diagnóstico do Setor Habitacional; e Definição de uma Estratégia de Ação.
O secretário esclarece que qualquer pessoa pode e deve participar, contribuindo com idéias e opiniões, por meio de suas entidades representativas. “A participação da sociedade é importante, porque ela pode trazer uma melhor visão dos problemas habitacionais e propostas de soluções adequadas às diversas realidades”, destaca ele.