As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti visando à redução do número de casos de dengue e dos focos de infestação voltaram a ser intensificadas por toda a cidade pela Secretaria Municipal de Saúde. Coordenadas pela Diretoria de Vigilância à Saúde e pelo Programa de Controle da Dengue, as atividades abrangem todos os bairros, mas estão sendo reforçadas, em caráter prioritário, nos bairros de Jatiúca, Ponta Verde, Jacintinho, Gruta de Lourdes, Ouro Preto e Bebedouro.
Esses bairros ainda apresentam infestação acima de 3%, índice limite considerado como situação de controle.
Só nesses seis bairros prioritários, cerca de 120 agentes de endemias estão inspecionando os imóveis da área, identificando focos do mosquito, eliminando os criadouros com tratamento químico e realizando busca ativa de novos casos suspeitos, atingindo residências, estabelecimentos e, especialmente, construções de pequeno ou grande porte, consideradas como principal fator responsável pelo aumento de infestação em bairros como Jatiúca e Ponta Verde.
“Além de intensificar o trabalho de rotina em toda a cidade, orientando a população casa a casa, estamos promovendo a sensibilização de empresas de construção civil, associações de moradores e escolas sobre a importância de cada um no combate à proliferação de focos do mosquito, que deve ser constante e requer a colaboração de todos”, afirmou o gerente do Programa da Dengue no município, Paulo Carvalho.
O trabalho dos agentes contará ainda com a parceria da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e das coordenações de Promoção e Educação em Saúde e de Vigilância Epidemiológica.
Para casos suspeitos de dengue, a Secretaria Municipal de Saúde mantém o horário ampliado de atendimento - das 7h às 19h - nas unidades de referência – Roland Simon (Vergel), Pitanguinha, PAM Bebedouro, João Paulo II (Jacintinho), Ib Gatto Falcão (Colina dos Eucaliptos), Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra) e Aliomar Lins (Benedito Bentes) – e nos laboratórios da rede, agilizando o encaminhamento dos casos graves para unidades hospitalares de referência.