Objetivo é aumentar a produção de hortaliças e frutas na região serrana do município

Roberto Gonçalves

O Programa Sombra e Água Viva em Palmeira dos Índios ampliou suas atividades incorporando o Projeto Quintais Produtivos. O objetivo é a ampliação e modernização, com métodos ecologicamente corretos, para a produtividade local de hortaliças, diversificação do plantio, implantação de novas técnicas de cultivo.
Para tal execução do projeto os moradores estão contando com o apoio do Prefeito James Ribeiro (PSDB) que viabilizou os recursos financeiros para o secretario Municipal de Agricultura, Luciano Monteiro, dimensionar e executar o projeto.
O trabalho da pasta da Agricultura consiste inicialmente em elaborar um plano de negócio para cada produtor do povoado do Amaro, cadastrando no Projeto Quintais Produtivo. A equipe e formada por Luciano Monteiro, Euclides Júnior e Manuel Brandão – Agrônomos e com vasta experiência na área além professora Josefa Adriana da Universidade Estadual de Alagoas – (Uneal) e Colégio Cristo Redentor.

Passo inicial
Inicialmente foi realizado um contato com os moradores, com vistas ao entendimento do projeto e a dimensão do investimento além da importância para cada família que será beneficiada com o projeto na produção de hortaliças, explicou Luciano Monteiro.
Entre os informes e discussões o titular da pasta de Agricultura com o apoio da Prefeitura Municipal, solicitou a compra de produtos: frutas, verduras, entre outros, os quais serão levados para o povoado Bonifácio quando ocorrerá mais uma ação do projeto Prefeitura Itinerante.
Frutas e verduras serão trocados por garrafa pet, além destes produtos também poderão trocar as garrafas por peixes, os quais serão doados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) As garrafas pets serão utilizadas para a hidroponia com pimenta, no Povoado do Amaro.

Coleta de solo
Na seqüência das atividades propostas neste dia no povoado, está relacionado à coleta de solo, momento pioneiro na região, pois sempre produziram a base dos seus conhecimentos populares deixados muitas vezes por outras gerações. A coleta de solo foi realizada pelo Agrônomo Euclides Júnior, da Secretaria de Agricultura – que explica para os produtores a importância desta análise para melhor aproveitamento do solo - juntamente com moradores produtores da comunidade. A primeira coleta aconteceu no 1º Núcleo Societário do Povoado Amaro (NSPA) que atenderá 12 famílias, como também em propriedades particulares.

Durante a reunião, a conversa foi canalizada para a responsabilidade, o compromisso de cada integrante do NSPA, dentro do Plano de Negócio – que objetiva viabilizar o escoamento da produção bem como agregar valores ao produto. Após compromisso firmado entre o grupo do NSPA ficou acordado entre eles que: quem desistisse do lote repassaria para outra família.
Esta área do NSPA foi arrendada pela Prefeitura de Palmeira dos Índios e distribuída para quem não fossem proprietários de terra para plantar e também os que quisessem ampliar sua produção.
Também foi referenciado pelo Secretário Luciano Monteiro a importância do Programa Sombra e Água Viva para a integração dos Quintais Produtivos, o apoio recebido da Prefeitura Municipal e a intercooperação entre Cooperativa Agro Pecuária de Palmeira dos Índios –(Carpil) e Cooperativa de Agrícola de Cascavel –(Coopavel).

Num segundo momento todo o grupo seguiu para o NSPA, onde foi realizado o trabalho de localização e distribuição dos lotes, seguindo os acordos dos futuros produtores, que já haviam sido definidos entre eles. Com o apoio recebido pela Prefeitura para implantação dos Quintais Produtivos, os produtores têm também segurança para a comercialização de seus produtos para a merenda escolar, via Carpil, Cedlaf e Prefeitura de Palmeira dos Índios vendas em que o produtor recebe diretamente em sua conta bancária, sem a participação de um atravessador. Experiência se amplia para outros municípios

O Secretário Luciano Monteiro e a Professora Josefa Adriana receberam uma equipe da Secretaria Municipal de Educação de Marechal Deodoro e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). A equipe conheceu o Programa Sombra e Água Viva e a área produtiva de hortaliças, que deixou o grupo interessado nos trabalhos, como também era objetivo delas conhecerem a Carpil e as regiões fornecedoras de produtos para a merenda escolar.
A mesma equipe ao deixar do Povoado do Amaro seguiu para a Indústria de Laticínio Bona Sorte, onde conversaram com o empresário Roberto Amaral, o qual expôs a qualidade de seus produtos e viabilidade para a merenda escolar em parceria com a Carpil, além de seu valor nutricional. Os trabalhos foram encerrados com êxito.