Devido aos alagamentos provocados pelas chuvas em Maceió, bueiros destampados ou galerias de esgoto podem ser um grande perigo para motoristas e pedrestres, principalmente crianças e portadores de deficiências. Muitos estão obstruídos por lixo e têm ainda, as tampas de ferro furtadas.
Vários casos de pessoas que foram arrastadas pela correnteza ao cair em bueiros já foram registrados no Brasil e na maioria deles a vítima não sobrevive, a exemplo do menino Abraão Martins Oliveira, de 12 anos, que desapareceu quando brincava próximo a uma galeria, pouco antes de começar a chover, início deste ano.
A força da água em algumas galerias de esgoto é capaz de arrastar até um adulto. Assim aconteceu com a estudante Maria Barbosa, na Avenida Durval de Góes Monteiro, na última sexta-feira, quando ela tentava chegar à faculdade. Ela contou que chovia muito e o bueiro ficava no final de uma calçada e estava coberto pela água, lembrando que machucou a perna ao cair no buraco.
“A calçada estava alagada, eu segui por ela e acabei caindo nesse bueiro, não dava para ver. Chovia muito e quando cai a água bateu na minha cintura e olhe que tenho 1,73. Se fosse uma criança ou uma pessoa mais baixa poderia ter se afogado. Parecia que o buraco não tinha fundo e na hora, por causa da dor, pensei que tinha quebrado a perna”, relembrou.
Ela contou que por sorte o vigia de uma distribuidora de gás, que fica perto do local, a ajudou. “Eu consegui me apoiar em uma parte da tampa do bueiro e o vigia me ajudou a sair. Fui para o hospital, onde fiz exames e agora estou tomando remédio para evitar a luxação. Ainda sinto dor, me senti prejudicada porque perdi uma prova”, lamentou.
A estudante foi informada pelo vigia que a tampa do bueiro tinha sido quebrada por um veículo, mas lembrou que os órgãos competentes devem fiscalizar para saber onde as galerias de esgoto precisam ser desentupidas e ter as tampas recolocadas. “Poderia ter acontecido um acidente pior, por isso a prefeitura tem que zelar pela infra-estrutura da cidade”, ressaltou.
Em contato com a assessoria da Secretaria municipal de Limpeza urbana (Slum) a reportagem do Cadaminuto foi informada que as tampas dos bueiros costumam ser roubadas por vândalos, além de algumas serem quebradas. Assim, a Slum seria responsável apenas pela limpeza das galerias de esgoto.
“A questão da falta de tampas nos bueiros é atribuição da Secretaria de infra-estrutura. Costumamos fazer regularmente a limpeza nas galerias de esgotos, para tirar o lixo que obstrui a passagem da água, provocando alagamentos", explicou a assessoria.