Os secretários de Estado, Alexandre Toledo (Saúde) e Rogério Teófilo (Educação), participaram nesta terça-feira (12), da abertura da Semana da Saúde na Educação, realizada na sede da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). A iniciativa. que faz parte de uma parceria entre os dois órgãos, promove atividades para saúde e bem-estar dos funcionários e técnicos das secretarias. A programação se estende até sexta-feira (15) e ocorre tanto na sede administrativa do órgão, como em escolas da rede pública estadual.

Na oportunidade, Alexandre Toledo falou sobre a importância da educação, principalmente do professor na formação do ser humano. Toledo também destacou a parceria entre a Saúde e Educação para realização do evento, que irá trazer muitos benefícios para qualidade de vida dos servidores.

“Esta é uma iniciativa fundamental para conscientizar e orientar os participantes sobre os cuidados com a saúde do trabalhador, principalmente os professores que passam horas em sala de aula”, disse o secretário destacando a importância dos professores como multiplicadores na luta no combate à dengue.

Já o secretário de Educação, Rogério Teófilo, informou que a ação faz parte das estratégias do programa Geração Saber. Ele afirma que uma das prioridades da Secretaria é desenvolver atividades em parceria com os municípios e também com outras entidades ligadas ao governo do Estado, a exemplo da Sesau. “Este é um grande passo para promover atividades em prol da saúde do trabalhador e realizar melhorias na Educação”, afirmou.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, falou sobre o trabalho realizado pela Diretoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador no Estado para melhorar as notificações dos agravos que afetam os trabalhadores. Precisamos consolidar esta parceria, porque muitos afastamentos de professores da sala de aula são em decorrência de problemas com a voz ou por Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Gardênia Santana, diretora de Vigilância em Saúde do Trabalhador, informou que a Sesau tem investido em capacitação para os profissionais médicos quanto aos protocolos referentes às doenças relacionadas à saúde do trabalhador, como também para as Equipes de Saúde da Família.

“Temos clareza que precisamos trabalhar a prevenção, mas é de extrema importância conhecer o real perfil da morbimortalidade dos trabalhadores para melhor direcionar as nossas ações”, ressaltou.

Na programação da Semana da Saúde na Educação desta terça-feira (12), foi promovida uma palestra sobre a Saúde Mental no contexto da Educação, proferida pela professora e técnica da Gerência de Núcleo de Saúde Mental da Sesau, Laeuza Farias.

Ao longo da semana, a programação do evento também contempla oficinas sobre os cuidados para a saúde vocal nas escolas. Já na sede da SEE, ocorrem palestras sobre o stress no local (dia 13, às 10h); aferição de pressão arterial e glicemia e oficinas preventivas (dia 14, das 9h às 12h) e exame auditivo (dia 15, das 8h às 11h).