O desenvolvimento da coleta seletiva em empresas é uma das principais agendas do Departamento de Educação Ambiental da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum). Na segunda-feira (11), a Cooperativa Médica Unimed abriu um espaço para a exposição de produtos confeccionados a partir do reaproveitamento de garrafas pet. As mesas, cadeiras, centros e sofás chamaram a atenção de funcionários e clientes que estiveram no hospital da cooperativa, no bairro do Farol.

Na Unimed, a direção tem trabalhado com seus cooperados e funcionários a necessidade de separação do lixo e, principalmente, o quanto ele pode ser utilizado para a produção de novos utensílios. Há dois anos a cooperativa vem mantendo uma relação de parceria com a Slum, para organizar e encaminhar o lixo reciclável.

O principal resultado das orientações fornecidas pelos técnicos da Slum foi a colocação de Ponto de Entrega Voluntária (PEV) diante do prédio do hospital.A caixa metálica recebe papel, plástico e vidro, inclusive da comunidade. O recolhimento do material é feito por catadores, hoje cooperados, da Cooperativa de Limpeza Urbana de Maceió (Cooplum).

Duas vezes por semana eles recolhem o material armazenado para realizar a separação e, posteriormente, a comercialização com as empresas recicladoras. Por conta da demanda de lixo reciclável, o PEV da Unimed será ampliado. A direção quer que ele seja uma referência de coleta para os moradores localizados no entorno da unidade.

Nos próximos dias, as educadoras ambientais seguem para outra unidade de saúde. Desta vez o trabalho terá sequência no Hospital Arthur Ramos. Seus trabalhadores já tiveram a oportunidade, por meio de palestras, de conhecer detalhes sobre como funciona e o que pode ser feito para a eficiência da separação do lixo. Agora, depois de um investimento em novas caixas coletoras, a direção voltou a convocar as educadoras para que reforcem o trabalho de conscientização.