12 de Abril de 1636. Há exatos 375 anos, o então povoado que progredia às margens do “Rio da Integração Nacional” era oficialmente reconhecido como vila. Juntamente com mais duas povoações, os atuais municípios de Porto Calvo e Marechal Deodoro, a Vila do Penedo do São Francisco passava a existir de direito, apesar das evidências históricas que remetem para a presença de um núcleo populacional no mesmo recanto das Alagoas desde pelo menos 1545.
Para comemorar a data, a prefeitura começa o dia com as solenidades de praxe no Paço Municipal. Bandeiras serão hasteadas ao som do hino de Penedo, executado por integrantes da Sociedade Musical Penedense a partir das 8 horas. O feriado prossegue, com a programação oficial anunciando para as 19 horas o retorno da Companhia Penedense de Teatro, que encena um esquete sobre a cidade na Praça Barão do Penedo.
Quando a trupe sair de cena, sobe ao palanque o Coral Vozes de Penedo, grupo que abre a programação musical da noite que prevê encerramento com apresentação da afinadíssima Orquestra da Polícia Militar de Alagoas. Os eventos são divulgados como abertura do Festival de Cultura do Penedo, maratona de atividades desenvolvidas com oficinas de fotografia, pintura, maracatu, espetáculos teatrais, incentivo à leitura, gincana estudantil, encontro de coros e lançamento do projeto Viva o Circo, destinado a alunos do Peti e do Pró-Jovem.
Também haverá inaugurações de obras, cursos, plantio de mudas de árvores, continuidade do Projeto Viva Vida Penedo e entregas das cestas com alimentos típicos para Semana Santa. Por fim, está prevista a entrega da reforma do Mercado Público Municipa no dia 29 de abril, com a exposição de fotos Conheça e Viva Penedo.