UE adverte sobre chegada de refugiados líbios à Europa

08/04/2011 11:40 - Brasil/Mundo
Por Redação

A comissária de Assuntos Interiores da Comissão Europeia - órgão executivo da União Europeia (UE) -, Cecilia Malmström, advertiu que os refugiados da Líbia, que foram num primeiro momento aos países vizinhos, chegarão também à Europa.

Em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo jornal francês "Le Monde", Malmström lembrou que já são 450 mil as pessoas que fugiram da Líbia, das quais 225 mil se deslocaram à Tunísia. "É evidente que o êxodo será feito primeiro aos países vizinhos, mas também à Europa. É preciso se preparar".

A comissária insistiu na necessidade de diferenciar a situação da maioria das cerca de 20 mil pessoas que desembarcaram na ilha italiana de Lampedusa, que, segundo ela, "são imigrantes econômicos" procedentes da Líbia, que "pedem uma proteção internacional", e com os quais a UE tem "obrigações".

Malmström destacou que "cerca de 2 mil pessoas" procedentes dos países árabes pediram asilo e se mostrou conciliadora com as tensões dos últimos dias entre Itália e França, pelo temor de Paris de que boa parte dos imigrantes em Lampedusa sigam para território francês.

No entanto, ela reconheceu que, diante de uma tentação generalizada de fechar as fronteiras, a Comissão Europeia só pode agir em um contexto de "cooperação" entre os Estados-membros.

A comissária disse que a intervenção da coalizão na Líbia "era muito necessária", mas reconheceu que, enquanto Muammar Kadafi continuar no poder, "haverá refugiados".



 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..