Os milhares de estudantes que fazem parte da rede municipal de ensino de Limoeiro de Anadia não têm o que reclamar quando o assunto é merenda escolar. O cardápio reforçado é elaborado por uma nutricionista, que sempre disponibiliza combinações alimentares diferentes para proporcionar mais energia aos alunos e, conseqüentemente, facilitar o aprendizado.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Marinita Ferreira, as despensas de todas as unidades escolares são abastecidas com mantimentos de sobra. Os itens são os mais variados possíveis, indo desde os cereais como arroz, feijão macarrão, até biscoitos, leite, massa para cuscuz, polpas de frutas, carne, salsicha, charque, leite achocolatado, frutas, verduras, entre outros. Os alimentos suprem as necessidades básicas de 51 escolas e cerca de 8 mil alunos.

Ainda de acordo com a secretária, cerca de 30% dos alimentos que abastecem as escolas são fornecidos por agricultores do próprio município, que participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Abacaxi, graviola, maracujá e manga são algumas das frutas mais solicitadas pelos estudantes.

De acordo com Edvania Maria de Almeida Silva, diretora da Escola Presidente Ernesto Geisel, localizada no povoado Poço Comprido, a merenda escolar nunca faltou naquela escola, localizada numa das regiões mais carentes do município. “Não tenho o que reclamar da merenda nesta escola. Aqui tudo sempre chega em grandes quantidades, para que possamos cumprir o cronograma do cardápio semanal”, frisou a diretora.