O comando do Corpo de Bombeiros de Alagoas divulgou uma nota oficicial comunicando o liberação do Major Carlos Burity, detido durante o final de semana, após fazer duras críticas ao sobre a operação de combate a incêndio realizada no Pavilhão do Artesanato, no bairro da Pajuçara.


Burity prestou depoimento sobre o fato e foi solto logo em seguida. Conforme informações da instituição, a Corregedoria Geral já instaurou procedimento disciplinar para a devida apuração e esclarecimento dos fatos.

Confira a nota:


O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Cel BM Neitônio Freitas, acaba de proceder à liberação do Major BM Carlos Buriti, da medida disciplinar administrativa, imputada no domingo, dia 03, após declarações sobre a operação de combate a incêndio realizada no Pavilhão do Artesanato, na pajuçara, tratando de assuntos internos da Corporação. A Corregedoria Geral da instituição já instaurou procedimento disciplinar para a devida apuração e esclarecimento dos fatos.

A liberação foi realizada, após oitiva do Oficial e o entendimento, de que o caráter educativo da medida preventiva já tenha sido alcançado.

 

Após ser liberado, Burity conversou com a imprensa

Emocionado, Burity não quis polemizar suas declarações no último sábado, apenas ressaltando toda gratidão aos membros da imprensa e de toda sociedade alagoana.


“Só tenho a agradecer a todos os amigos pelas palavras de carinho neste momento difícil. Com relação às críticas tive uma conversa com o meu comandante onde me reportei e tive que entender que um dia também poderia chegar ao cargo de Comandante do Corpo de Bombeiros”, desabafou o major, relatando que os questionamentos serão realizados por seus advogados.


O Advogado que representa o oficial, Cleraton Rissos, destacou que a defesa sustentará que a prisão foi arbitrária. “ Sustentamos a idéia de que foi totalmente errado o procedimento do Secretário Dário César e como isso iremos realizar os devidos questionamentos”, frisou o advogado.
 

Assomal

Em entrevista coletiva ocorrida na manhã desta segunda-feira (04), na sede da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal), localizada na Av. Assis Chateaubriand, 4518, no bairro do Trapiche da Barra, que foi representada pelo presidente desta entidade, o major PM Wellington Fragoso e o diretor jurídico, o coronel BM Josivaldo Almeida, foi declarado o total apoio ao major CB Carlos Buriti que foi preso no último domingo, após ter desabafado, durante o combate ao incêndio contra a infraestrutura do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.

 

De acordo com o major Fragoso, o oficial se sentiu impotente, pois quando foi controlar o incêndio, os dois carros tanques estavam sem água suficiente e às pessoas começaram a criticar a corporação, por isso o major Buriti se manifestou contra a infraestrutura oferecida pelo Corpo de Bombeiros para trabalhar. “Realmente estamos trabalhando com uma estrutura mínima e sucateada e necessitamos de melhorias na área de segurança pública”, disse.

 

Ele ainda afirmou que os militares só não podem inferir a hierarquia, mas manifestar suas idéias podem. E isto foi inclusive liberado pela Presidência da República este ano. “Criticar a pessoas é uma coisa, reclamar da infraestrutura é totalmente diferente”, explicou Fragoso.