O povoado de Massagueira, em Marechal Deodoro, receberá verba do Ministério do Turismo (Mtur) e do Instituto Cultural e Educacional de Paraguaçu (InCEP), no início de abril, para fortalecer e reestruturar o Polo Cultural e Gastronômico na região. Mais de R$ 1 milhão serão investidos para o fortalecimento do povoado turístico. O projeto foi apresentado pelo InCEP nesta quinta-feira (31), na Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
O objetivo da ação é estruturar, fortalecer e consolidar o povoado de Massagueira como polo gastronômico e cultural, além de estimular o associativismo, qualificar a oferta e apoiar a promoção e divulgação do local.
A Massagueira é a segunda região a receber o projeto, vencendo Búzios e Cuiabá, que estavam na concorrência para participar. O projeto foi criado em 2009 e a primeira região a receber foi Brasília, com a Vila Planalto, considerado um case de sucesso.
Capacitações, workshops e consultorias vão acelerar o processo prático de resultados, como redução de desperdícios de água, energia, alimentos e gás, além de melhorias na ambientação e criação de uma identidade para o polo.
Com a meta de atingir vinte restaurantes e trinta artistas locais, o projeto realiza diversas etapas para implantação. O primeiro passo é estudar o local, analisar e avaliar as condições para início do estudo, como diagnóstico empresarial, cultural, e definição de público-alvo. Depois, os atores locais serão envolvidos no projeto e qualificados. Os locais selecionados receberão consultoria para nivelar a identidade cultural e regional com a visual. O cronograma de atividades inicia ainda este mês com o diagnóstico.
Segundo a coordenadora do projeto, Adriana Girão, a única contrapartida que os empresários e artistas locais terão que oferecer é o compromisso e o interesse em fomentar a região e os produtos e serviços oferecidos.
De acordo com Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, a Região Lagoas e Mares do Sul acaba de receber um presente. “É um privilégio para nós que representamos Alagoas receber um projeto tão bem estruturado e que transformará a região num Polo Cultural e Gastronômico qualificado. Teremos muito prazer em fazer parte da logística e articulação com os parceiros nesse trabalho de fomento aos nossos produtos”, afirma.
Participaram da apresentação do Projeto Cultural e Gastronômico da Massagueira, a Setur, Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Sebrae, Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió, Associação dos Empreendedores de Turismo do Litoral Sul de Alagoas (Assert Sul), Secretaria de Cultura de Marechal Deodoro, Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Maceió Convention e Bureau e o InCEP.