Um incêndio de proporção alta, iniciado na tarde desta quinta-feira 31 e que se alastra há mais de 24 horas, atingiu o lixão municipal, localizado na Fazenda Frios (zona urbana) de União dos Palmares.

A fumaça tóxica originada da queima dos mais diversos tipos de resíduos, que são depositados diariamente neste vazadouro a céu aberto, atingiu boa parte dos bairros próximos ao lixão, gerando transtornos os moradores destas localidades.

Segundo algumas pessoas que se encontravam no lixão, o incêndio teve início quando um veículo da Secretaria Municipal de Saúde de União trazendo resíduos de laboratórios e postos de saúde e posteriormente ateando fogo, causou o alastramento das chamas que atingiu boa parte dos amontoados de lixo.

A Prefeitura Municipal por recomendação do Ministério Público aprovou um Projeto do Professor e Mestre Claudionor Oliveira, que se trata do manejo do lixão para mitigar os efeitos danosos que este vazadouro á céu aberto traz á população desta cidade.

A execução deste projeto que começaria hoje (com 02 meses de atraso) foi adiado em função do maquinário que seria utilizado para o manejo, ter sido designado pela Prefeitura de União para destruição do Matadouro Municipal que estava funcionando de forma irregular, ocasionando por parte do MPF e IBAMA multas ao Prefeito Areski Freitas que tomou a iniciativa de destruir-lo.